Aguardente de mel produzida em Barreirinhas é destaque em feiras nacionais

Aguardente de mel produzida em Barreirinhas é destaque em feiras nacionais
Atualizado: qui 31/07/2025 11:06

“Ela é uma aguardente suave, tem sabor levemente adocicado e um aroma que remete ao mel”. É assim que os produtores Claudomar Damascena Brito e José de Ribamar de Castro descrevem a aguardente de mel, um produto inovador que tem ganhado espaço em feiras e festivais por todo o país. Batizada de Ferroada, a bebida artesanal criada pelo Entreposto Mel dos Lençóis, em Barreirinhas, vem conquistando espaço em feiras e festivais por todo o país. Inovadora e única no Maranhão, o destilado à base de mel é fruto da combinação entre tradição da meliponicultura, conhecimento técnico e ousadia no mercado de bebidas artesanais.

Com um processo cuidadoso de fermentação e destilação, a aguardente criada pelo Entreposto se destaca não só pelo sabor e qualidade sensorial, mas por ser, atualmente, a única desse tipo em produção no Maranhão. O diferencial vem rendendo frutos, pois o produto já foi apresentado em diversas feiras e recentemente ganhou destaque no Festival Viçosa Mel e Cachaça, no Ceará — um dos principais eventos do setor no Nordeste.

A trajetória de Claudomar com as abelhas nativas sem ferrão começou em 2018, quando ele, então professor da Casa Familiar Rural, participou de uma visita técnica com seus alunos a um projeto de meliponicultura na comunidade Ponta do Mangue, em Barreirinhas. Encantado com as espécies Tiúba e Jandaíra, comuns na região dos Lençóis Maranhenses, passou a estudar mais sobre o tema, buscando cursos, vídeos e apoio técnico.

“No início, a criação era apenas um hobby, com as primeiras colônias instaladas em um pequeno terreno na zona rural de Barreirinhas. Já cheguei a perder todas as minhas abelhas. Em 2020, senti vontade de ir além e comecei a me envolver também com a apicultura de abelhas africanizadas, principalmente por perceber a necessidade de proteger os enxames da cidade, que antes eram eliminados por falta de manejo adequado”, relata Claudomar.

Leia Também:  Shock Bella celebra 22 anos com projeto de expansão na Grande Ilha

A profissionalização do negócio veio com o tempo e o apoio de parceiros como o  Sebrae e outras instituições. “A virada definitiva aconteceu em 2023, durante a participação no Congresso Nacional de Apicultura e Meliponicultura, em Brasília. Foi a partir dessa experiência que meu parceiro, José de Ribamar — que até então apenas me apoiava — passou a atuar ativamente no empreendimento, dando início à fase mais estruturada da Mel dos Lençóis, que hoje é referência no Maranhão”, acrescenta o produtor.

“Nosso objetivo é valorizar o que temos na região e mostrar que o mel pode ir além da doçaria. A aguardente  de mel tem agradado aos paladares mais exigentes e é também uma forma de impulsionar a apicultura local”, afirma Claudomar.

A aposta na inovação amplia o leque de produtos derivados do mel, fortalece a identidade local e abre novas oportunidades de mercado. Além disso, a presença em eventos nacionais têm contribuído para colocar Barreirinhas e o Maranhão no mapa da produção artesanal de bebidas diferenciadas.

Com o novo produto em mãos, os empreendedores participam de eventos estratégicos pelo Brasil. Um dos mais importantes foi o CONBRAPI 2024, no qual se destacaram nas categorias de Melhor Mel de Meliponicultor e Melhor Mel de Entreposto do país. Mais recentemente, voltaram a chamar atenção no Festival Viçosa Mel e Cachaça, onde a aguardente conquistou especialistas e consumidores pelo sabor singular e pela valorização do bioma local.

“Ela não é fraca. Trabalhamos com uma graduação alcoólica de 42%, acima do mínimo exigido por lei, que é de 38%. Só que, mesmo com esse teor, quem prova não acredita que ela seja tão forte, porque é uma bebida macia, com acidez muito baixa se comparada a outras aguardentes. É mais próxima de uma vodka, não queima, não é agressiva. Você sente o efeito, mas com suavidade,” explica Claudomar.

Leia Também:  Caminhão tomba em Barão de Grajaú e motorista morre após ser socorrido

O apoio do Sebrae foi um divisor de águas na trajetória do Mel dos Lençóis, especialmente para José de Ribamar de Castro, que reconhece uma mudança de percepção sobre o papel da instituição. “No começo, confesso que eu tinha uma certa resistência. Achava que seria só mais um lugar para dar aula, ensinar coisas que a gente já sabia. Eu pensava: ‘não preciso de mais teoria, preciso é de apoio real’. Mas foi convivendo e participando das ações que entendi o verdadeiro papel do Sebrae, A Instituição não está ali só para ensinar, mas para impulsionar. E esse impulso não é só financeiro, mas é de conexões, de visibilidade, de troca. Através do Sebrae, conhecemos pessoas, referências, vimos rótulos e embalagens diferentes das nossas, e fomos aprimorando o produto. Nas feiras que participamos com o apoio do Sebrae conseguimos crescer”, destacou o empreendedor.

Em dois anos e quatro meses de estrada, desde sua estruturação profissional, o Mel dos Lençóis já participou de seis grandes feiras. E não apenas marcou presença, mas encantou, vendeu, construiu marca. “A gente tem sido muito bem recebido. E acredito que o Sebrae também vê nisso a seriedade do nosso trabalho”, diz José.

Com olhar voltado para o futuro, os empreendedores planejam expandir a produção e investir na certificação e comercialização do produto em novos mercados.

Para o Sebrae, o exemplo do Mel dos Lençóis mostra como a técnica e a visão de mercado precisam caminhar juntas. “A parte técnica eles já dominavam com propriedade. O Sebrae entrou apoiando o acesso ao mercado aproximando o negócio dos consumidores certos, das feiras, dos espaços de visibilidade. E eles seguiram o caminho ideal, começaram pelo mercado local, depois estadual, agora nacional. Isso tem dado muito certo”, destaca Jeane Soeiro, coordenadora do Núcleo de Atendimento Empresarial (NAE) em Barreirinhas.

Leia Também:  CCJ aprova parecer a MPs que tratam de cartão de transporte e ICMS

Ela reforça ainda o compromisso da instituição com os empreendedores da região. “O Sebrae está ao lado dos pequenos negócios para impulsionar suas ideias, abrir caminhos e criar oportunidades reais de crescimento. Quando o empreendedor tem dedicação e visão, como é o caso do Claudomar e do José de Ribamar, nosso papel é apoiar e fortalecer essa trajetória. E é isso que seguimos fazendo todos os dias aqui nos Lençóis Maranhenses,” conclui Jeane.

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x