Aguardente de mel produzida em Barreirinhas é destaque em feiras nacionais

“Ela é uma aguardente suave, tem sabor levemente adocicado e um aroma que remete ao mel”. É assim que os produtores Claudomar Damascena Brito e José de Ribamar de Castro descrevem a aguardente de mel, um produto inovador que tem ganhado espaço em feiras e festivais por todo o país. Batizada de Ferroada, a bebida artesanal criada pelo Entreposto Mel dos Lençóis, em Barreirinhas, vem conquistando espaço em feiras e festivais por todo o país. Inovadora e única no Maranhão, o destilado à base de mel é fruto da combinação entre tradição da meliponicultura, conhecimento técnico e ousadia no mercado de bebidas artesanais.
Com um processo cuidadoso de fermentação e destilação, a aguardente criada pelo Entreposto se destaca não só pelo sabor e qualidade sensorial, mas por ser, atualmente, a única desse tipo em produção no Maranhão. O diferencial vem rendendo frutos, pois o produto já foi apresentado em diversas feiras e recentemente ganhou destaque no Festival Viçosa Mel e Cachaça, no Ceará — um dos principais eventos do setor no Nordeste.
A trajetória de Claudomar com as abelhas nativas sem ferrão começou em 2018, quando ele, então professor da Casa Familiar Rural, participou de uma visita técnica com seus alunos a um projeto de meliponicultura na comunidade Ponta do Mangue, em Barreirinhas. Encantado com as espécies Tiúba e Jandaíra, comuns na região dos Lençóis Maranhenses, passou a estudar mais sobre o tema, buscando cursos, vídeos e apoio técnico.
“No início, a criação era apenas um hobby, com as primeiras colônias instaladas em um pequeno terreno na zona rural de Barreirinhas. Já cheguei a perder todas as minhas abelhas. Em 2020, senti vontade de ir além e comecei a me envolver também com a apicultura de abelhas africanizadas, principalmente por perceber a necessidade de proteger os enxames da cidade, que antes eram eliminados por falta de manejo adequado”, relata Claudomar.
A profissionalização do negócio veio com o tempo e o apoio de parceiros como o Sebrae e outras instituições. “A virada definitiva aconteceu em 2023, durante a participação no Congresso Nacional de Apicultura e Meliponicultura, em Brasília. Foi a partir dessa experiência que meu parceiro, José de Ribamar — que até então apenas me apoiava — passou a atuar ativamente no empreendimento, dando início à fase mais estruturada da Mel dos Lençóis, que hoje é referência no Maranhão”, acrescenta o produtor.
“Nosso objetivo é valorizar o que temos na região e mostrar que o mel pode ir além da doçaria. A aguardente de mel tem agradado aos paladares mais exigentes e é também uma forma de impulsionar a apicultura local”, afirma Claudomar.
A aposta na inovação amplia o leque de produtos derivados do mel, fortalece a identidade local e abre novas oportunidades de mercado. Além disso, a presença em eventos nacionais têm contribuído para colocar Barreirinhas e o Maranhão no mapa da produção artesanal de bebidas diferenciadas.
Com o novo produto em mãos, os empreendedores participam de eventos estratégicos pelo Brasil. Um dos mais importantes foi o CONBRAPI 2024, no qual se destacaram nas categorias de Melhor Mel de Meliponicultor e Melhor Mel de Entreposto do país. Mais recentemente, voltaram a chamar atenção no Festival Viçosa Mel e Cachaça, onde a aguardente conquistou especialistas e consumidores pelo sabor singular e pela valorização do bioma local.
“Ela não é fraca. Trabalhamos com uma graduação alcoólica de 42%, acima do mínimo exigido por lei, que é de 38%. Só que, mesmo com esse teor, quem prova não acredita que ela seja tão forte, porque é uma bebida macia, com acidez muito baixa se comparada a outras aguardentes. É mais próxima de uma vodka, não queima, não é agressiva. Você sente o efeito, mas com suavidade,” explica Claudomar.
O apoio do Sebrae foi um divisor de águas na trajetória do Mel dos Lençóis, especialmente para José de Ribamar de Castro, que reconhece uma mudança de percepção sobre o papel da instituição. “No começo, confesso que eu tinha uma certa resistência. Achava que seria só mais um lugar para dar aula, ensinar coisas que a gente já sabia. Eu pensava: ‘não preciso de mais teoria, preciso é de apoio real’. Mas foi convivendo e participando das ações que entendi o verdadeiro papel do Sebrae, A Instituição não está ali só para ensinar, mas para impulsionar. E esse impulso não é só financeiro, mas é de conexões, de visibilidade, de troca. Através do Sebrae, conhecemos pessoas, referências, vimos rótulos e embalagens diferentes das nossas, e fomos aprimorando o produto. Nas feiras que participamos com o apoio do Sebrae conseguimos crescer”, destacou o empreendedor.
Em dois anos e quatro meses de estrada, desde sua estruturação profissional, o Mel dos Lençóis já participou de seis grandes feiras. E não apenas marcou presença, mas encantou, vendeu, construiu marca. “A gente tem sido muito bem recebido. E acredito que o Sebrae também vê nisso a seriedade do nosso trabalho”, diz José.
Com olhar voltado para o futuro, os empreendedores planejam expandir a produção e investir na certificação e comercialização do produto em novos mercados.
Para o Sebrae, o exemplo do Mel dos Lençóis mostra como a técnica e a visão de mercado precisam caminhar juntas. “A parte técnica eles já dominavam com propriedade. O Sebrae entrou apoiando o acesso ao mercado aproximando o negócio dos consumidores certos, das feiras, dos espaços de visibilidade. E eles seguiram o caminho ideal, começaram pelo mercado local, depois estadual, agora nacional. Isso tem dado muito certo”, destaca Jeane Soeiro, coordenadora do Núcleo de Atendimento Empresarial (NAE) em Barreirinhas.
Ela reforça ainda o compromisso da instituição com os empreendedores da região. “O Sebrae está ao lado dos pequenos negócios para impulsionar suas ideias, abrir caminhos e criar oportunidades reais de crescimento. Quando o empreendedor tem dedicação e visão, como é o caso do Claudomar e do José de Ribamar, nosso papel é apoiar e fortalecer essa trajetória. E é isso que seguimos fazendo todos os dias aqui nos Lençóis Maranhenses,” conclui Jeane.