Aldir Júnior propõe implantação de serviços de fisioterapia e terapia ocupacional nas unidades de saúde

Aldir Júnior propõe implantação de serviços de fisioterapia e terapia ocupacional nas unidades de saúde

Passa por análise nas comissões de Justiça e Saúde da Câmara o Projeto de Lei n° 076/23, do vereador Aldir Júnior (PL), que visar instituir a implantação dos serviços de fisioterapia e terapia ocupacional nas regionais de saúde do município de São Luís.

O atendimento deve atingir todas as faixas etárias da população que possua qualquer deficiência, sendo destinado primordialmente à população carente. O autor cita a garantia dos direitos fundamentais previstos na Constituição Federal, entre eles a saúde, na defesa da aprovação da medida.

O PL 076/23 apresenta ainda dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) que revelam a situação desse segmento. Segundo a OMS, cerca de 10% da população possui alguma deficiência, das quais apenas 2% têm acesso às instituições que ofertam algum tipo de acompanhamento, em virtude da dificuldade de locomoção.

“É, portanto, com objetivo de facilitar o acesso aos atendimentos a nível de tratamento e prevenção nas áreas de Fisioterapia e Terapia Ocupacional apresentamos a proposta de levar estes atendimentos até a população, sobretudo os mais carentes, implantando estes serviços através da locação destes profissionais em cada uma das regionais de saúde”, diz.

Por fim, o Projeto de Lei n° 076/23 obriga a Prefeitura a criar vagas para profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional, devidamente registrados os Conselhos das respectivas áreas, por meio de concurso público.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x