Aplicativo que promete bloqueio imediato de celulares roubados vai ser lançado nesta terça-feira (19)
O aplicativo “Celular Seguro”, anunciado pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappeli, estará disponível nas lojas virtuais em celulares e computadores a partir desta terça-feira (19). A iniciativa visa, quase de forma imediata, inutilizar celulares furtados ou roubados.
A plataforma permitirá que o usuário cadastre seu celular e, em caso de furto ou roubo, a linha telefônica seja bloqueada imediatamente por meio de outro aparelho celular ou computador previamente cadastrados.
“Vamos lançar na próxima terça-feira uma iniciativa que transformará os celulares roubados num pedaço de metal inútil. Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a Anatel, para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos”, escreveu o secretário executivo da pasta, Ricardo Capelli, nas redes sociais no último sábado (16).
Em 2022, o Brasil teve quase um milhão de telefones móveis levados por bandidos, segundo dados compilados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.