APRUMA realiza assembleia para avaliar contraproposta e decidir sobre greve da categoria
A Diretoria da Associação de Professores da Universidade Federal do Maranhão (APRUMA) convocou toda a categoria docente da UFMA para Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada nesta terça-feira (23), em São Luís e nos campi localizados no interior do estado.
Conforme a pauta definida pela entidade, vai ser avaliada a contraproposta do Governo Federal às reivindicações da categoria, assim como discutidos os novos rumos do movimento grevista.
Na última quinta-feira (18), a Diretoria Executiva, o Conselho de Representantes da APRUMA e o Comitê Local de Greve se reuniram com a Administração Superior da UFMA para dialogar sobre a pauta local da categoria, o calendário acadêmico e as condições de permanência dos(as) estudantes no período de greve. Na ocasião, o Reitor, Fernando Carvalho, propôs a discussão de um documento orientado por uma Instrução Normativa e pela necessidade de regulamentar o funcionamento das atividades acadêmicas, bem como o trabalho docente durante a greve.
A APRUMA considerou ser incongruente discutir um documento cuja orientação parte de uma orientação que restringe o direito de greve dos(as) servidores(as) públicos federais, e se posicionou contra legitimar qualquer ingerência no movimento político da categoria.
A greve tem como eixos estruturantes a recuperação das perdas salarias e a recomposição salarial, a reestruturação da carreira do Magistério Superior, a recomposição do orçamento das universidades e ampliação da assistência estudantil.