Biblioteca Pública Benedito Leite realiza mais uma edição da Terça do Cordel

Nesta terça-feira (29), a Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL) realiza mais uma edição da Terça do Cordel, com início previsto para 15h. Neste mês, o evento conta com o Sarau Romantismo Cordelizado, com diversas músicas que marcaram época, além de textos do gênero literário.
Em 2025, o projeto – realizado em todas as últimas terças-feiras do mês – conta com a parceria do Coletivo Canto do Corel, que exalta referências como: Goreth Pereira, Rita de Cassia, Maria José Lima, Tereza Cristina, Antônio Cruz, A Menina do Buique, Kátia Cilene, Ingrid Froes, Clores Holanda, Rômulo Reis e Tatiana Azevedo.
Terça do Cordel
Em 2021, a iniciativa literária realizou sua primeira edição e reuniu, de forma virtual, cordelistas de diversos municípios do Maranhão.
Nos dois anos seguintes, o projeto ganhou formato presencial, com encontros na própria Biblioteca e também em outros espaços, como unidades da Funac, em São Luís, e o Iema. Nesse período, contou com a parceria do Coletivo Cultural Tapera do Cordel, coordenado pelo Mestre Moizés Nobre.
Em 2025, o projeto retorna com nova energia e uma nova parceria: o Coletivo Canto do Cordel, com temáticas diferentes a cada encontro.
Além do entretenimento, o Terça do Cordel tem forte papel educativo e de resistência. Oficinas de cordel, rodas de conversa sobre cultura popular e lançamentos de folhetos incentivam a formação de novos autores e leitores, principalmente entre jovens e estudantes. Em tempos de uniformização cultural, a Terça do Cordel reafirma a identidade nordestina e dá voz aos saberes ancestrais.
A literatura de cordel é Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro desde 2018 e o Maranhão está no inventário do cordel como patrimônio.