Câmara empossa brasiliense em cargo de prefeita após afastamento de gestor acusado de desviar recursos da educação
A brasiliense, Débora Mesquita, vai tomar posse no cargo de prefeita de São Benedito do Rio Preto, nesta quinta-feira (23). A cerimônia está marcada para 14h, na sede da Câmara Municipal, no centro da cidade.
Reeleita pelo PSB, em 2024, no cargo de vice-prefeita, Débora Mesquita, assume a vaga deixada por Wallas Rocha, prefeito afastado das funções após uma investigação da Polícia Federal que descobriu um esquema de desvio de recursos da educação. Além dele, também foram afastados o secretário de educação do município, a secretaria-adjunta de educação e ordenadora de despesas da pasta.
Os investigados poderão responder pelos crimes de peculato, falsidade ideológica eleitoral e lavagem de dinheiro. De acordo com levantamentos feitos durante a operação que contou com o apoio da Controladoria-Geral da União, as verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) eram repassadas indevidamente para pessoas sem vínculo com a educação, supostamente para comprar apoio eleitoral, para empresas contratadas com indícios de irregularidades e familiares de agentes políticos.
