Câmara Municipal cobra transparência e eficiência da Secretaria de Saúde de São Luís

Câmara Municipal cobra transparência e eficiência da Secretaria de Saúde de São Luís

Parlamentares da Câmara Municipal de São Luís sabatinaram a secretária Municipal de Saúde (Semus), Ana Carolina Marques Mitre da Costa, em sessão desta terça-feira (14). O debate é fruto de convocação de autoria do vereador Pavão Filho (PSB) e teve como objetivo buscar respostas à população e garantir transparência e eficiência na gestão da saúde pública municipal. Na ocasião, os vereadores cobraram esclarecimentos sobre uma série de questões que impactam diretamente o sistema de saúde do município.

Pavão Filho ressaltou a importância do debate com a gestora na prestação dos devidos esclarecimentos à população. “A presença da secretária é fundamental para que possamos obter informações detalhadas sobre esses importantes temas. A transparência e a prestação de contas são pilares essenciais para o bom funcionamento do sistema de saúde municipal e estamos confiantes de que esta sessão contribuirá significativamente para melhorar a gestão e a qualidade dos serviços oferecidos à população de São Luís”, avaliou.

“Me coloco à disposição para esclarecer as dúvidas, explicar sobre as solicitações e também falar da minha carreira e administração na pasta. A saúde do município é ‘porta aberta’ para todos os demais municípios do Maranhão. Temos grandes desafios, mas eu, que estou há um mês à frente desta pasta, me comprometo com a melhor qualidade deste serviço e recebo quem nos busca para esclarecimentos”, frisou Ana Mitre da Costa.

Entre os pontos abordados, destaque para a conclusão das obras do Hospital Dr. Odorico Amaral de Matos, o Hospital da Criança. Esta é uma demanda urgente e vital para a cidade, uma vez que a conclusão dessas obras é fundamental para ampliar a capacidade de atendimento pediátrico e melhorar a qualidade dos serviços de saúde voltados para as crianças de São Luís e região. Sobre o hospital, a gestora informou que houve expansão da unidade, com abertura de mais leitos, implantação de centro cirúrgico e todos os exames de imagens, realizando a média de 11 mil atendimentos mensais.

“Hoje, a unidade consegue suprir todas as necessidades das crianças que buscam o serviço e tem a condição de fazer exames de imagem, cirurgias diversas e outros atendimentos que não eram ofertados na antiga estrutura do hospital”, destacou Ana Mitre da Costa. Sobre a conclusão da obra, ela disse que não estava na gestão à época, mas se comprometeu a levantar os dados e enviar à Câmara.

Outro ponto debatido foi a construção do Hospital Veterinário. Este projeto representa um avanço significativo no cuidado com os animais e na promoção da saúde pública. Para que se tenha clareza sobre os custos envolvidos e o cronograma de conclusão da obra, a secretária informou que o processo está em andamento e após análise de recursos será dado continuidade às ações.

Na convocação, também foi tratado sobre a reforma do Hospital Socorrão II. A gestora citou Termo de Ajustamento de Conduta que está em cumprimento e a reestruturação da unidade. Enumerou que a unidade atende mais de cinco mil pacientes, de todo o Maranhão. “Tudo está sendo feito a rigor e por determinação do nosso prefeito para melhorar a estrutura do Socorrão II”, afirmou a titular da Semus.

Contratos de obras de estrutura para o funcionamento do hospital, o pagamento de chamadas públicas da secretaria e os custos das reformas das Unidades Básicas de Saúde (UBS) foram outros temas debatidos na sessão. Sobre estes temas, a gestora frisou que segue “se inteirando das ações para poder responder sobre as cobranças e garantir a agilidade das respostas a todas as solicitações”.

“É imprescindível que sejam esclarecidos os valores investidos, os prazos estabelecidos e o andamento de cada uma dessas ações. Assim, podemos garantir a eficiência na aplicação dos recursos públicos e a entrega de serviços de saúde de qualidade à população”, apontou Pavão Filho.

Diversos vereadores se pronunciaram na sessão. O co-vereador do Coletivo Nós (PT), Jhonatan Soares, destacou a importância de garantir condições de atendimento ao público que utiliza a saúde pública municipal. Francisco Chaguinhas ressaltou a relevância da convocação, que “representa um passo importante na busca pela transparência e eficiência na gestão da saúde pública em São Luís, demonstrando o compromisso desta casa com a boa prestação do serviço de saúde pública”.

O vereador Marcial Lima criticou a falta de itens de atendimento básico nas unidades de saúde do município e atos de demissão em massa do prefeito nas secretarias municipais. O vereador Jearlysson Moreira também se manifestou criticando a dificuldade em reunir com a gestora para levar as demandas da população na saúde da capital.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x