Copa das Seleções Vozes da Amazônia começa com jogos no Castelão

Copa das Seleções Vozes da Amazônia começa com jogos no Castelão

O maior evento esportivo de valorização dos povos originários começa neste sábado (12) no Estádio Castelão, em São Luís (MA). Os ingressos para a Copa das Seleções Vozes da Amazônia custam R$ 22,00 e podem ser adquiridos no site da Bilheteria Digital ou ainda no Estádio Castelão nos dias de jogos – dias 12, 16 e 19 deste mês – a partir das 9h. Quilombolas, indígenas, estudantes da rede pública, crianças de até 6 anos e idosos com mais de 60 anos têm direito à gratuidade.

“É com grande entusiasmo que anunciamos a Copa das Seleções Vozes da Amazônia, um evento que não apenas celebra o futebol, mas também promove a diversidade e a inclusão social. O Governo do Maranhão, através da Sedel, tem o compromisso de unir esporte, cultura e sustentabilidade, e este torneio é um reflexo desse propósito”, enfatizou o secretário de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), Naldir Lopes.

A abertura da Copa das Seleções Vozes da Amazônia também marca a entrega de telões, um novo sistema de som e iluminação, e novos bancos de reservas no Estádio Castelão que conta com estrutura para receber eventos de grande porte garantindo segurança e conforto para atletas e torcedores.

A competição reúne grandes lendas do futebol internacional representando as seleções do Brasil, Uruguai, Argentina e Angola. A abertura contará com uma partida às 15h30 entre As Tapuias Alcantarenses X Esporte Clube Juçaral, times formados por mulheres indígenas e quilombolas. Em seguida, inicia a disputa entre as seleções com a partida de Argentina X Angola, às 17h, e depois entre Brasil X Uruguai, às 19h.

Entre os nomes já confirmados para a competição estão Maicon, Ramires, Michel Bastos, Aldair, Giovanni, Nilmar, Cláudio Caçapa, Anderson Polga, Gabriel, Maurinho, André Santos e o treinador Narciso (pela seleção brasileira); Álvaro Recoba, Marcelo Zalayeta, Rodrigo Muñoz, Alejandro Lembo, Darío Rodríguez e Fabián Canobbio (pela seleção uruguaia); Pablo Daniel Osvaldo, José Basualdo, Claudio Omar García, Ángel Gastón Casas (pela seleção argentina); Fabrice Akwa, Flávio Amado, Zé Kalanga e Mendonça (pela seleção angolana).

Além da disputa esportiva, o evento contará com uma extensa programação que busca a valorização dos povos originários, da igualdade racial e de gênero, da diversidade LGBTQIA+ e da luta pelos direitos das mulheres. A Copa das Seleções contará com transmissão ao vivo para diversos países e plataformas digitais para mobilizar milhões de pessoas, incluindo os fãs do futebol e ativistas das causas ambientais e culturais.

A Copa das Seleções Vozes da Amazônia conta com o apoio e correalização do Governo do Maranhão, sendo uma realização da World Legends e do Instituto Brasil (Ibra), além do apoio do Governo Federal com o Ministério dos Povos Indígenas, Ministério da Educação, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), patrocínio da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Banco do Nordeste (BNB) e Caixa Econômica Federal (CEF).

O sócio-proprietário da World Legends, o jogador Somália, definiu a Copa das Seleções Vozes da Amazônia como uma celebração do futebol e uma oportunidade única para a promoção de debates e ações sociais.

“Teremos uma série de debates para dialogar com a diversidade de gênero e sexual, com visitas a escolas e comunidades de São Luís, apresentações artísticas, palestras educativas e interações esportivas. O foco é empoderar vozes marginalizadas e promover a inclusão, servindo como modelo para ações de transformação social”, declarou Somália.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x