Criminosos se passam por funcionários de bancos para aplicar golpes em prefeituras

Os crimes cibernéticos marcaram o início da semana no Maranhão. Depois das tentativas de golpes com dados vazados de cartões de créditos, agora foi a vez da Confederação Nacional dos Municípios fazer um alerta sobre as contas de prefeituras.
De acordo com a entidade, os criminosos tem usado telefone ou links falsos para induzir os funcionários das prefeituras a acreditarem que há uma fraude nas contas ou que há a necessidade de atualização cadastral. Sob esse pretexto, os golpistas orientam a fornecer senhas, instalar aplicativos de acesso remoto ou realizar transferências para contas controladas pelo grupo criminoso.
“Cabe ressaltar que, nesses casos, dificilmente é feito o ressarcimento de valores pelas instituições financeiras. Isto só ocorre, segundo os bancos, quando encontram alguma falha ou fragilidade no sistema. Por se tratar de conduta criminosa, os gestores devem registrar boletins de ocorrência assim que o golpe ocorrer”, ressaltou a CNM em comunicado expedido nesta segunda-feira (20).