Deputados cobram explicações do Governo sobre um milhão de reais de gastos em viagem para a Europa

Deputados cobram explicações do Governo sobre um milhão de reais de gastos em viagem para a Europa

Foi protocolada na Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís uma ação popular que questiona o desperdício de dinheiro público supostamente praticado durante recente viagem do governador Carlos Brandão à Europa.

De acordo com a denúncia, o governador decidiu passar o aniversário em Paris, na França, e apresentou a fatura de R$ 1.006.956,74 para ser paga pelos cofres públicos.

A ação destaca que o “Governador do Estado, anunciou em suas redes sociais, no dia 1º de junho de 2025, que faria uma missão internacional à Europa, no caso Paris e Estocolmo. Mas, na verdade, o Governador do Maranhão já estava fazia uns dois dias no exterior passeando e curtindo a FARRA DE PARIS, missão internacional organizada para comemorar na Europa o seu aniversário, tudo pago pelo contribuinte maranhense”.

O assunto dominou praticamente toda a sessão desta terça-feira (19), da Assembleia Legislativa do Maranhão. Após discurso do deputado Rodrigo Lago, um dos requerentes da ação popular, outros parlamentares também fizeram discursos e apartes, como os deputados Carlos Lula, Dr. Yglésio, Neto Evangelista, Adelmo Soares e Antônio Pereira.

Procurado, o Governo do Estado informou que a Missão Internacional do governador Carlos Brandão em Paris incluiu o recebimento do Certificado de Brasil e Maranhão Livre de Aftosa, solenidade da qual o presidente Luís Inácio Lula da Silva participou, exatamente pela importância deste reconhecimento para o fortalecimento das relações comerciais e econômicas do país, assim como do estado. Conforme nota de esclarecimento, o convite foi enviado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.

“A agenda, no entanto, teve início em 3 de junho, com visita oficial à sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), para formalizar e sistematizar a cerimônia de entrega de certificados de dois títulos de patrimônio atribuídos ao estado do Maranhão. Nos dias seguintes houve visita técnica à IFP Energies Nouvelles/Oil Group Refinarias, cujos projetos de instalação de suas plantas no Maranhão já vão bem avançados; visita institucional à empresa sueca Stegra, da qual participaram representantes da mineradora Vale; e, no dia 6, a cerimônia de Reconhecimento pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).Toda a agenda do governador foi divulgada nas redes sociais, com total transparência, responsabilidade e isenção dos fatos”, destacou o Governo que repudiou ainda o que chama de tentativa de distorção dos fatos.

Leia Também:  Acusado de tentar matar ex-companheira é condenado pelo júri popular

 

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x