Deputados cobram explicações do Governo sobre um milhão de reais de gastos em viagem para a Europa

Foi protocolada na Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís uma ação popular que questiona o desperdício de dinheiro público supostamente praticado durante recente viagem do governador Carlos Brandão à Europa.
De acordo com a denúncia, o governador decidiu passar o aniversário em Paris, na França, e apresentou a fatura de R$ 1.006.956,74 para ser paga pelos cofres públicos.
A ação destaca que o “Governador do Estado, anunciou em suas redes sociais, no dia 1º de junho de 2025, que faria uma missão internacional à Europa, no caso Paris e Estocolmo. Mas, na verdade, o Governador do Maranhão já estava fazia uns dois dias no exterior passeando e curtindo a FARRA DE PARIS, missão internacional organizada para comemorar na Europa o seu aniversário, tudo pago pelo contribuinte maranhense”.
O assunto dominou praticamente toda a sessão desta terça-feira (19), da Assembleia Legislativa do Maranhão. Após discurso do deputado Rodrigo Lago, um dos requerentes da ação popular, outros parlamentares também fizeram discursos e apartes, como os deputados Carlos Lula, Dr. Yglésio, Neto Evangelista, Adelmo Soares e Antônio Pereira.
Procurado, o Governo do Estado informou que a Missão Internacional do governador Carlos Brandão em Paris incluiu o recebimento do Certificado de Brasil e Maranhão Livre de Aftosa, solenidade da qual o presidente Luís Inácio Lula da Silva participou, exatamente pela importância deste reconhecimento para o fortalecimento das relações comerciais e econômicas do país, assim como do estado. Conforme nota de esclarecimento, o convite foi enviado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.
“A agenda, no entanto, teve início em 3 de junho, com visita oficial à sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), para formalizar e sistematizar a cerimônia de entrega de certificados de dois títulos de patrimônio atribuídos ao estado do Maranhão. Nos dias seguintes houve visita técnica à IFP Energies Nouvelles/Oil Group Refinarias, cujos projetos de instalação de suas plantas no Maranhão já vão bem avançados; visita institucional à empresa sueca Stegra, da qual participaram representantes da mineradora Vale; e, no dia 6, a cerimônia de Reconhecimento pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).Toda a agenda do governador foi divulgada nas redes sociais, com total transparência, responsabilidade e isenção dos fatos”, destacou o Governo que repudiou ainda o que chama de tentativa de distorção dos fatos.