Deputados e senadores fazem vigília e obstruem pautas do Congresso Nacional

Deputados federais e Senadores viraram a noite em protesto nas mesas diretoras da Câmara e do Senado com o objetivo de obstruir o Congresso Nacional e forçar a aceitação do pedido de impeachment do Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
Na madrugada desta quarta-feira (6), bolsonaristas informaram que restam apenas 3 assinaturas para que a pauta possa entrar na ordem do dia. Até lá, enquanto a ocupação for mantida nos plenários, questões como a instalação da CPMI do INSS, a PEC da segurança pública, a isenção do imposto de renda, reforma administrativa e o plano nacional de educação, não poderão avançar no parlamento nacional.
“O Congresso Nacional está tendo todas as suas prerrogativas retiradas pelo senhor ministro Alexandre de Moraes, que do alto da sua toga de ministro do STF, decidiu não respeitar mais a Constituição Brasileira. Não sairemos daqui até que os presidentes de ambas as casas busquem uma solução para pacificar o Brasil”, declarou o deputado federal, Sóstenes Cavalcante (PL – RJ).
O presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, fez nesta terça-feira (5) um apelo para que os trabalhos sejam retomados “com respeito, civilidade e diálogo” no Congresso Nacional. O pedido foi feito após parlamentares oposicionistas impedirem a abertura das sessões deliberativas do Senado e da Câmara.
“O Parlamento tem obrigações com o país na apreciação de matérias essenciais ao povo brasileiro. A ocupação das Mesas das Casas, que inviabilize o seu funcionamento, constitui exercício arbitrário das próprias razões, algo inusitado e alheio aos princípios democráticos. Faço, portanto, um chamado à serenidade e ao espírito de cooperação. Precisamos retomar os trabalhos com respeito, civilidade e diálogo, para que o Congresso siga cumprindo sua missão em favor do Brasil e da nossa população”, afirma, em nota, o presidente.
Ainda na nota, Davi informa que fará uma reunião de líderes, ainda sem data anunciada, para que a atividade legislativa regular seja retomada.