Encontro de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil em São Luís defende Alexandre de Moraes e repudia sanções dos EUA

Encontro de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil em São Luís defende Alexandre de Moraes e repudia sanções dos EUA

As sanções aplicadas pelo governo americano contra o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, repercutiram na abertura do XVI Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) iniciado nesta quarta-feira (30), no Teatro Arthur Azevedo, em São Luís.

A abertura do evento contou com uma conferência magna proferida pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre o tema “Jurisdição Ambiental e o Supremo Tribunal Federal”. Ao final do discurso, Flávio Dino falou sobre a atuação do poder judiciário e disse que a justiça brasileira deve ter equilíbrio para não acirrar conflitos, assim como não servir pra espetacularização midiática.

“O ministro Alexandre de Moraes representa e exerce sim a democracia dentro de um colegiado legitimado pela Constituição e pelo povo brasileiro. O ataque ao ministro é um ataque ao Poder Judiciário e à democracia”, opinou o presidente do Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil, Francisco Oliveira Neto.

A defesa à Alexandre de Moraes também foi feita pelo ex-presidente da República, José Sarney.

“Quero apresentar minha solidariedade à Justiça, na pessoa  do Ministro Alexandre de Moraes pelas injustiça que ele está sofrendo. Meu avô dizia: nunca corra atrás de um doido porque você não sabe até onde um doido vai”,  destacou José Sarney.

O encontro

O intuito do encontro, que prosseguirá até o dia 2 de agosto, é debater temas estratégicos para o futuro da Justiça brasileira, com diálogos relacionados à sustentabilidade, democracia digital e direitos das comunidades tradicionais.

Nesta quinta-feira (31), os participantes discutirão a jurisdição constitucional e proteção dos povos indígenas, com a conselheira Daiane Nogueira de Lira. Os ministros Reynaldo Soares da Fonseca e Joel Ilan Paciornik também apresentarão os principais desafios e soluções para a promoção da Democracia Digital no Poder Judiciário.

Leia Também:  Bancada feminina trabalha para lançar Eliziane à presidência do Senado

A conselheira Daniela Madeira abordará a governança da inteligência artificial no Poder Judiciário, a partir da Resolução nº. 615 de 11 de março de 2025 do CNJ.

O Plano de Descarbonização dos Tribunais de Justiça e Rede de Sustentabilidade também estará entre as principais pautas do evento. Com exposição do conselheiro Guilherme Guimarães Feliciano, serão debatidos o Programa Carbono Zero do CNJ e o papel do Judiciário para a preservação socioambiental. As atividades do segundo dia de programação serão no Hotel Luzeiros, no bairro do Calhau.

Confira a programação completa AQUI.

COMPROMISSO DO JUDICIÁRIO

A programação inclui, ainda, a leitura da “Carta São Luís” do Fórum Nacional do Poder Judiciário para o Combate ao Trabalho em Condições Análogas à de Escravo e ao Tráfico de Pessoas (FONTET), reuniões reservadas entre presidentes de tribunais, além da elaboração da “Carta Lençóis Maranhenses”, documento que consolidará os principais encaminhamentos do encontro.

No sábado (2), o Consepre promoverá uma ação socioambiental de compensação de carbono, reforçando o compromisso do Judiciário com a sustentabilidade.

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x