Espetáculo musical “Resistência Ancestral” contará a história da resiliência do povo negro em três cidades maranhenses

Espetáculo musical “Resistência Ancestral” contará a história da resiliência do povo negro em três cidades maranhenses

O Centro Cultural e Educacional Mandingueiros do Amanhã anuncia a turnê do espetáculo musical “Resistência Ancestral”: Fortalecendo raízes, cultivando sonhos, que percorrerá cidades maranhenses e uma no Ceará. O lançamento do projeto ocorreu em São Luís, no dia 20 de fevereiro, na sede, localizada na Rua da Estrela (Centro), para grupos e sociedade, agora os artistas se preparam para uma longa temporada nas cidades de São Luís, Santa Rita, Itapecuru-Mirim (MA) e Fortaleza (CE).

Com patrocínio Instituto Cultural Vale através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o público e admiradores também poderão, nos dias que antecedem a data do musical na cidade, participar da programação das oficinas.

O Espetáculo

Com direção de Olga Barros e Mestre Bamba, este que é também, escritor da obra e produção da Mestre Valdira, o espetáculo é um musical que narra a história da resistência e resiliência do povo negro através da capoeira e de outras manifestações culturais afro-maranhenses. A música e a dança se unem para celebrar a força e a tradição afrodescendente, com destaque para o berimbau, símbolo da capoeira. A Orquestra de Berimbaus Mandingueiros do Amanhã, formada majoritariamente por jovens quilombolas, terá um papel fundamental na parte musical e cênica do espetáculo.

Programação

23 de fevereiro de 2024: Fortaleza-CE, Teatro José de Alencar

12 de abril de 2024: São Luís-MA, Teatro Arthur Azevedo

10 de maio de 2024: Santa Rita-MA, Quilombo Vila Fé em Deus

24 de maio de 2024: Itapecuru Mirim-MA, Sede do município

25 de maio de 2024: Itapecuru Mirim-MA, Quilombo Santa Joana

Oficinas Culturais

Em cada cidade, as apresentações serão antecedidas por oficinas culturais de capoeira angola, tambor de crioula e bumba meu boi, abertas para alunos e professores de escolas públicas.

Sobre o Centro Cultural e Educacional Mandingueiros do Amanhã

O Centro Cultural e Educacional Mandingueiros do Amanhã é uma organização sem fins lucrativos que atua na promoção da capoeira e de outras manifestações culturais afro-brasileiras. A organização desenvolve projetos socioculturais que beneficiam crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x