Estudante de Dom Pedro fica em segundo lugar em concurso nacional de redação

Estudante de Dom Pedro fica em segundo lugar em concurso nacional de redação

Para celebrar o Dia Mundial dos Correios, comemorado nesta quinta-feira (9), os Correios ressaltaram o papel da empresa como elo essencial de inclusão social, desenvolvimento e inovação, com destaque para a premiação do 54º Concurso Internacional de Redação de Cartas. A estudante sergipana Beatriz Kfouri Azevedo, de 16 anos, recebeu troféu e certificado, após vencer a etapa nacional do certame, em cerimônia realizada em Brasília (DF). O evento foi transmitido no canal dos Correios no YouTube e acompanhado pelos alunos escola Maple Bear Aracaju, onde Beatriz cursa o 1º ano do Ensino Médio.
O tema do concurso deste ano, proposto pela União Postal Universal (UPU), foi “Imagine que você é o oceano. Escreva uma carta a alguém para explicar-lhe por que ele deveria cuidar de você e como deveria fazê-lo.” A edição teve 3.881 cartas inscritas, enviadas por 1.918 escolas de todo o país.

Acompanhada da família, Beatriz fez a leitura da carta vencedora no evento. No texto, direcionado a Boyan Slat, ambientalista holandês que desenvolveu um sistema passivo de limpeza oceânica baseado em barreiras flutuantes, a estudante deu voz ao oceano, que pediu atenção e cuidado à humanidade: “Urge, então, que despertemos, que abracemos a promessa da preservação, antes que o que resta de mim se perca nas ondas do tempo”, escreveu a estudante.

A jovem, que também ama história e filosofia, contou que se sentiu desafiada e inspirada pelo tema. “Sempre gostei de escrever histórias. Quando eu era criança, inclusive, fazia livrinhos ilustrados, que estão guardados até hoje”, relatou em entrevista aos Correios.

Após a leitura da carta vencedora, Beatriz recebeu troféu e certificado das mãos do presidente dos Correios, Emmanoel Rondon. O gestor destacou a importância dos Correios do Brasil para o país e para o mundo, ressaltando seu papel único de conectar pessoas e comunidades. “Representamos a perfeita união entre tradição e modernidade, como uma instituição centenária que se reinventa constantemente para atender às demandas de um país de dimensões continentais”, afirmou.

Representantes da escola Maple Bear Aracaju, o coordenador pedagógico Aldenes Costa Rodrigues e professora Cainã Vilanova também receberam troféu e certificado.

No canal dos Correios no YouTube é possível conferir o vídeo especial que conta a história da jovem Beariz Kfouri.

Premiação – Na etapa nacional, alunas da região Nordeste dominaram a premiação. Além da sergipana Beatriz, as estudantes Ana Luíza Costa Silva, da Associação Educacional Professora Noronha, em Dom Pedro (MA); e Sâmia Gabriele Freitas Costa, do Centro Educacional Contexto, em Parnaíba (PI), conquistaram o segundo e o terceiro lugares, respectivamente.

Na etapa internacional, a carta de Beatriz foi uma das cinco a receber menção honrosa. A estudante Reyyan Demiriz, da Turquia, foi a grande vencedora. A medalha de prata foi concedida a Phạm Đoàn Minh Khuê, do Vietnã; seguida por Kanlanfe Ingrid Ouali, de 13 anos, de Burkina Faso.

Promovido anualmente pela UPU, sediada em Berna, na Suíça, o Concurso Internacional de Redação de Cartas tem o objetivo de estimular a escrita e a expressão criativa entre jovens de todo o mundo, além de promover valores universais de solidariedade, paz e cidadania. No Brasil, o concurso é operacionalizado pelos Correios e ocorre em três fases: escolar, estadual e nacional. A carta vencedora nacional segue para a etapa internacional, conduzida pela UPU.

Ao todo, a 54ª edição do Concurso recebeu mais de 1 milhão de cartas de jovens de 65 países. A premiação internacional ocorreu durante a cerimônia de encerramento do 28º Congresso Postal Universal, em setembro de 2025, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

O Brasil é o segundo país mais premiado na história da competição, com três medalhas de ouro (1972, 1988 e 2006), duas de prata (1978 e 1980), duas de bronze (1992 e 2015) e seis menções honrosas conquistadas ao longo das últimas décadas.

Transformação do setor postal – O Dia Mundial dos Correios é comemorado em 9 de outubro, data de fundação da União Postal Universal (UPU), que completa 151 anos este ano. Em carta aberta lida durante a solenidade, o diretor-geral da UPU, Masahiko Metoki, destacou o papel transformador do setor postal diante das mudanças do mundo contemporâneo.

“Neste Dia Mundial dos Correios de 2025, celebramos não apenas o papel vital dos Correios na vida diária das pessoas, mas também sua capacidade de adaptação e inovação diante de um mundo em rápida transformação”, afirmou Metoki. “O setor postal, com sua rede universal e inclusiva, continua sendo um pilar essencial para a conectividade social e econômica, garantindo que ninguém seja deixado para trás”, completou.

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x