Fecomércio projeta criação de mais de mil postos de trabalho no Maranhão no fim do ano

Fecomércio projeta criação de mais de mil postos de trabalho no Maranhão no fim do ano

Um estudo realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) revelou que a criação de vagas temporárias no comércio deve repetir desempenho positivo registrado no ano passado. A projeção da entidade é que sejam criadas, no último trimestre de 2025 (outubro a dezembro), um total de 1.049 vagas de trabalho formaisno varejo, sendo 583 postos de trabalho gerados na capital.O resultado é 0,8% abaixo do índice de empregos gerado em 2024, mas segue bastante otimista, demonstrando a expectativa positiva do empresariado do comércio local com as vendas de fim de ano.

O levantamento foi realizado com base no Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), medido mensalmente pela Fecomércio-MA, que registrou 109,5 pontos em outubro de 2025. O levantamento antecipa as expectativas do setor empresarial e avalia o nível de confiança dos empreendedores em uma escala de 0 a 200 pontos, na qual resultados acima de 100 indicam otimismoe pontuações abaixo desse valor refletem pessimismo.

O indicador otimista é puxado, principalmente,pelas expectativas futuras dos empresários (138,5 pontos) e pelo subíndice de investimento em contratação quesegue em nível alto (131 pontos). Dentre os entrevistadosno levantamento de outubro, 74,7% dos empresáriosapontaram que pretendem contratar no período, com destaque para as empresas com mais de 50 funcionários e para os segmentos de bens semiduráveis e não duráveis.Esses resultados sinalizam que os empresários esperammelhora das vendas e demonstram disposição para reforçar as equipes temporárias, especialmente no comércio varejista de roupas e calçados.

Esse ambiente favorável é reforçado pelo impulso do consumo local observado com o Dia das Crianças, que movimentou mais de R$ 127 milhões em São Luís e antecipou o clima de compras de fim de ano. A Black Friday e o Natal devem manter esse ritmo, ampliando o fluxo de consumidores e o volume de vendas, o que, por sua vez, sustenta o movimento de contratações temporárias no varejo.

Embora se mantenha em patamar otimista (acima dos 100 pontos), o ICEC geral apresentou arrefecimento de -1,2% na variação mensal e retração de -10% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse resultadoestá associado a uma percepção mais negativa das condições atuais (84,7 pontos), influenciada, sobretudo, pela avaliação restritiva da economia atual (64,4 pontos) e do comércio no curto prazo (81,6 pontos). Esse quadro de incerteza deve começar a se reverter com a consolidação das vendas que começam a se aquecer de forma exponencial nesse último trimestre.

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x