FeliS celebra encontros com grandes nomes da literatura nacional e internacional

FeliS celebra encontros com grandes nomes da literatura nacional e internacional

A 18ª Feira do Livro de São Luís (FeliS) segue com intensa programação cultural e literária até o próximo domingo (05), das 9h às 21h, na Cidade do Livro, localizada na praça Maria Aragão. Esta edição reuniucerca de 15 importantes vozes da literatura nacional e internacional, onde o público tem a oportunidade de participar de bate-papos literários e rodas de conversa.

Dentre os convidados, Itamar Vieira Junior (BA), Carlos Nejar (SP), Klévisson Viana (CE) e Rodrigo França (RJ)marcaram presença no auditório Padre João Mohana, ondeconversaram sobre identidade, ancestralidade e a força da literatura popular.

Com essas participações, a FeliS reafirma sua importância como espaço de intercâmbio cultural, onde diferentes gerações e tradições literárias se encontram para debater temas atuais e universais, fortalecendo a literatura como caminho de transformação social e de celebração da diversidade”, destacou o secretário de Cultura, Maurício Itapary.

Durante todo o final de semana, a programação da Feirareceberá escritores convidados de outros estados. Nesta sexta-feira (3), no Auditório João Mohana, o escritor e ilustrador Filipe Macedo (SP) conduzirá o bate-papo “Quando as mãos podem falar”, abordando a comunicação em Libras e a inclusão na literatura infantil. Logo em seguida, o ilustrador e publicitário Guilherme Freitas (SP), conhecido pelo canal Brush Rush, apresentará técnicas e reflexões no encontro “Todos podem desenhar!”, incentivando a criatividade do público.

Outra autora convidada para a sexta-feira é a cubana Teresa Cárdenas, que às 19h comanda a mesa “Memória e Ancestralidade na Literatura de Teresa Cárdenas”. Autora de títulos marcantes como Cartas para minha mãe e Cachorro velho, Cárdenas é reconhecida internacionalmente por suas narrativas que tratam de racismo, escravidão, identidade e ancestralidade africana. Sua presença na FeliS promete um encontro potente com leitores e pesquisadores interessados no diálogo entre literatura, memória e resistência.

Leia Também:  Justiça condena mulher acusada de atear fogo em ex flagrado com outra em bar de Açailândia

Já no sábado (4), a programação segue com debates e lançamentos. Às 19h, o bate-papo literário com Alberto Perdigão (CE), no Auditório João Mohana, mergulha na poética do cantor e compositor Belchior, analisando como o cantor cearense vem sendo retratado em biografias e folhetos de cordel.

No domingo (5), a FeliS celebra a produção local com o encontro “Novas Vozes da Literatura Maranhense”, às 19h, no Auditório João Mohana, coordenado por José Neres e Dino Cavalcante. O Café Literário homenageia os 90 anos de Nauro Machado, reunindo escritores e críticos em torno da obra do poeta.

Consolidada como o maior evento literário da Maranhão, a FeliS transforma São Luís em ponto de encontro da literatura e reafirma o livro como ferramenta de memória, reflexão e criação coletiva.

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x