Flávio Dino cobra explicações sobre apagão e cogita existência de possíveis atos ilícitos
O ministro da Justiça e Segurança Pública enviou, na manhã desta quarta-feira (16) um pedido do Ministro Alexandre Silveira para que a Polícia Federal investigue a interrupção de energia ocorrida ontem, no Brasil.
“A providência é necessária em face da ausência de elementos técnicos, até o momento, que expliquem o que ocorreu. Assim, é prudente uma análise mais ampla, inclusive quanto à possibilidade de atos ilícitos”, disse Flávio Dino.
O apagão afetou todas as unidades da federação, com exceção de Roraima. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e o Ministério de Minas e Energia (MME), uma falha aconteceu no Sistema Interligado Nacional às 08h31.
No Maranhão, o Grupo Equatorial Energia informou que houve atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga, que consiste em um mecanismo de proteção da rede para tentar restringir a perda de carga no sistema.
Em todos os estados em que há concessão do Grupo (Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul), a normalização foi realizada logo nas primeiras horas da tarde. Equipes técnicas ficaram de prontidão em todas as suas bases nos estados até o restabelecimento integral das cargas.