Governo do Estado lança nesta quinta-feira programa Microcrédito na Mão

O Governo do Maranhão celebra na tarde desta quinta-feira (3) com o Banco do Nordeste (BNB), Sebrae e Federação Maranhense dos Municípios (Famem) acordo de cooperação técnica para a implantação do programa Microcrédito na Mão. A partir das 15h, será realizada coletiva de imprensa sobre o programa, no Palácio Henrique de La Rocque, no Jardim Renascença, com a participação do governador Carlos Brandão. A cerimônia de lançamento ocorrerá em seguida.
Também estarão presentes o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara; Celso Gonçalo, presidente do Sebrae-MA; o superintendente do Sebrae/MA, Albertino Barros; e o presidente da Federação do Estados do Maranhão (Famem), Roberto Costa.
O programa Microcrédito na Mão busca facilitar e ampliar o acesso ao microcrédito e a serviços de orientação e capacitação para micro e pequenos empreendedores, formais e informais, utilizando uma infraestrutura de atendimento já existente no estado, que será composta por unidades do Viva/Procon, Salas do Empreendedor do Sebrae, além de novas estruturas implantadas pelo Banco do Nordeste.
O crédito será disponibilizado por meio do Crediamigo do Banco do Nordeste, que constitui o maior programa de microcrédito produtivo orientado da América Latina. No ano passado, o Crediamigo registrou um volume de R$ 1,4 bilhão aplicados no Maranhão, um crescimento de 7,7% em relação ao ano anterior, o que reflete a demanda crescente por microcrédito no estado e a relevância do programa Microcrédito na Mão.
Depois da assinatura do acordo de cooperação técnica, os representantes das instituições participam da inauguração da unidade do Viva/Procon no Shopping Rua Grande, equipamento de número 100 no Maranhão, que contribuirá com os serviços de cidadania e, também, com o programa Microcrédito na Mão.
Além do Procon, a articulação do programa envolve ainda as Secretarias de Estado de Indústria e Comércio (Seinc) e de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).