INMEQ diz que sistema GPS em frotas de ônibus não cumpre legislação de trânsito e regulamento técnico metrológico

INMEQ diz que sistema GPS em frotas de ônibus não cumpre legislação de trânsito e regulamento técnico metrológico

O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (INMEQ/MA) reagiu a nota emitida pelo Sindicato das Empresas de Transportes (SET) após a reprovação de quase 500 ônibus flagrados em operação irregular na capital maranhense.

De acordo com o órgão de fiscalização, o sistema GPS instalado nas frotas de ônibus não cumpre legislação de trânsito e regulamento técnico metrológico.

“Tais aparelhos possuem tão somente caráter operacional para controle interno de frota, não possuindo qualquer validade para fins de fiscalização do cumprimento das leis de trânsito e regulamento técnico metrológico”, avaliou o INMEQ.

Segundo o Regulamento Técnico Metrológico, aprovado através de portaria do INMETRO, é obrigação do proprietário manter o cronotacógrafo em perfeito funcionamento e com as marcas de selagem intactas, inexistindo qualquer previsão legal permissiva de alteração ou substituição do equipamento por qualquer outro.

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro e o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), deverão obrigatoriamente estar equipados com registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo, conhecido como CRONOTACÓGRAFO, os veículos de transporte e de condução escolar, os de transporte de passageiros com mais de dez lugares e os de carga com peso bruto total superior a quatro mil, quinhentos e trinta e seis quilogramas.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x