Isenção da taxa de vestibular da Uema pode ser solicitada até 23 de maio
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) publicou, nesta terça-feira (22), o Aviso de Edital nº 24/2025-GR/Uema, que anuncia a abertura do período para solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição nos processos seletivos de acesso aos cursos de graduação da instituição. As solicitações podem ser feitas entre os dias 22 de abril e 23 de maio de 2025, exclusivamente pelo site https://sigconcursos.uema.br, onde também estará disponível o edital com todas as orientações.
A isenção garante ao candidato o direito de realizar, sem custos, a inscrição no Paes 2026 e em todos os processos seletivos de ingresso em cursos de graduação promovidos pela Uema. Excepcionalmente nesta edição, a isenção também será válida para os cursos ofertados pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul), por meio de acordo firmado entre as instituições.
Podem solicitar o benefício servidores da Uema e da Uemasul e seus dependentes legais, alunos da rede pública de ensino e candidatos com renda familiar de até dois salários mínimos. Todos os critérios precisam ser comprovados com documentação no ato da solicitação, conforme previsto no edital.
Para realizar o pedido, o interessado deve acessar o site, selecionar o evento “Isenção”, preencher o formulário eletrônico com CPF, anexar os documentos exigidos e imprimir a solicitação. A Uema reforça que o deferimento da isenção não equivale à inscrição no vestibular — o candidato deverá efetuar a inscrição normalmente, dentro do prazo, quando o edital do Paes 2026 for publicado.
“É essencial que os candidatos que atendam aos critérios fiquem atentos ao prazo e à documentação obrigatória para que tenham direito à isenção. Essa é uma política de inclusão da Uema que garante oportunidades a quem mais precisa e amplia o acesso ao ensino superior público e gratuito”, destacou a professora Márcia Gomes, chefe da Divisão de Processos Seletivos e Vestibulares (DPSV).
O resultado preliminar da análise dos pedidos será divulgado no dia 10 de junho. Após o período de recursos, a lista final com os candidatos contemplados será publicada no dia 23 de junho. Para manter o benefício em futuras seleções, é obrigatório que o candidato participe da prova do vestibular, mesmo que tenha a isenção aprovada.