Judiciário começa mutirões para combate ao sub-registro civil no Maranhão

Judiciário começa mutirões para combate ao sub-registro civil no Maranhão

O Poder Judiciário do Maranhão, por meio da 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), em parceria com diversas instituições, abriu nesta segunda-feira (13), a Semana Nacional do Registro Civil do Poder Judiciário – “Registre-se!”, com ações voltadas ao combate do sub-registro civil de nascimento e ao acesso a direitos e à documentação civil básica. A solenidade de abertura realizada no auditório Madalena Serejo, no Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís, contou com a apresentação do coral “Canto do Sabiá”, formado por reeducandas do Complexo Penitenciário São Luís.

Instituída pela Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) por meio do Provimento N. 140/2023, a “Semana Registre-se!” acontece em todo o país e objetiva promover direitos e garantias fundamentais e o pleno exercício da cidadania. A ação está integrada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS 1 (Erradicar a Pobreza), 10 (Redução das Desigualdades) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas – ONU.

Participaram da solenidade de abertura, o 2º vice-presidente do TJMA, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos; a juíza Jaqueline Caracas, coordenadora do Núcleo de Registro Civil e Acesso à Documentação Básica do Judiciário; a juíza Laysa Paz Mendes, auxiliar da 2ª Vice-Presidência (extrajudicial); o juiz André Bogéa Santos, auxiliar da 2ª Vice-Presidência; o juiz Holídice Barros, presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA); a defensora pública geral em exercício, Cristiane Marques Mendes; a cartorária Gabriela Caminha, presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Maranhão (Arpen/MA); o coronel Marcos Brito, subsecretário de Estado da Segurança Pública do Maranhão, representando o governador Carlos Brandão; e o secretário municipal da Criança e Assistência Social, Valdecy Júnior, representando o prefeito de São Luís, Eduardo Braide.

Durante a abertura, o 2º vice-presidente do TJ agradeceu às instituições parceiras e ressaltou o grande desafio para erradicar o sub-registro no Estado, trabalho que tem apresentado avanços, fruto da parceria do Judiciário com a Defensoria Pública Estadual (DPE/MA), Ministério Público do Maranhão (MPMA), Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais do Maranhão (Arpen/MA), Governo Federal (Funai, Receita Federal, e outros), Governo do Maranhão, prefeituras municipais, e demais órgãos da sociedade civil organizada. “A Semana Nacional Registre-se traduz em um esforço concentrado para sensibilizar as justiças estadual e federal no propósito de erradicar o sub-registro civil de nascimento no país, além de ampliar o acesso à documentação civil básica a todos os brasileiros e brasileiras, em especial para a população em cumprimento de medidas de segurança, situação manicomial, carcerária e egressa do cárcere, bem como a população indígena, sem prejuízo do atendimento dos demais segmentos da população socialmente vulnerável”, pontuou o desembargador José Jorge Figueiredo.

A juíza Jaqueline Caracas, do Núcleo de Registro Civil e Acesso à Documentação Básica do Judiciário, destacou que o objetivo da Semana Registre-se!, é garantir visibilidade para inúmeras pessoas que estão em situação de invisibilidade social, de hipossuficiência e de extrema vulnerabilidade. “Nós agradecemos a todas as pessoas engajadas com esse objetivo, que é garantir cidadania por meio do Registro Civil de Nascimento, o documento que traz a pessoa para o mundo, para uma vida digna”, agradeceu a magistrada.

DEBATE

Após a abertura foi realizado um debate que contou com a participação da secretária-adjunta dos direitos dos Povos Indígenas do Maranhão, Rosilene Guajajara; do líder quilombola José Maria Pinheiro, do Quilombo Rumo localizado no município de Cururupu; e da secretária-adjunta de atendimento e humanização da Secretaria de Administração Penitenciária do Maranhão, Kelly Pinheiro. Atuaram como mediadores as juízas Jaqueline Caracas e Laysa Paz Mendes; o juiz André Bogea Santos; e a diretora de Assuntos Interinstitucionais da DPE/MA, defensora pública Débora Rodrigues.

PROGRAMAÇÃO

Nesta terça-feira (14/5), o mutirão será direcionado à população carcerária, que contará com uma atividade de mutirão de registro civil no Complexo São Luís (UPSL 1), com a participação da Unidade de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (UMF/TJMA).

Nos dias 15/5 e 16/5, mutirões nos bairros da Cidade Olímpica e Liberdade irão oferecer serviços como emissão de registro tardio de nascimento; segundas vias de certidão de nascimento e casamento; Carteira Nacional de Identidade; Carteira de Trabalho Digital; Cadastro de Pessoa Física (CPF); inscrição no CadÚnico; emissão da carteira de idoso; orientação de BPC; Tarifa Social; atendimento jurídico referente aos benefícios BPC/LOAS, auxílio-doença, Auxílio Brasil, salário maternidade, aposentadoria; reconhecimento de paternidade; divórcio; pensão alimentícia; reconhecimento consensual de união estável; regularização de guarda consensual, entre outros.

No dia 15/5, às 15h, será promovida a capacitação on-line “A importância do Registro Civil de Nascimento e Acesso à Documentação Básica”, organizada pela Arpen/MA.

De 13 a 16/5, em Santa Luzia do Paruá, serão atendidas as populações indígenas Ka’apor dos municípios de Monção, Araguanã, Maranhãozinho e Grajaú.

No período de 6 a 10/5, ação preparatória no Município de Arame garantiu a emissão de documentação civil à população indígena local.

MUTIRÕES PARA A POPULAÇÃO

Na quarta-feira (15/5)das 8h às 16h, o mutirão será voltado à população em geral. A ação acontecerá no bairro Cidade Olímpica – Quadra da UEB Cidade Olímpica (Azulão), em São Luís. 

Já na quinta-feira (16/5), das 8h às 16h, o mutirão de documentação atenderá a comunidade do quilombo urbano do bairro da Liberdade, em São Luís, no Centro de Iniciação ao Trabalhador – Av. 4º Centenário (ao lado do CRAS).

Os atendimentos nos dois bairros contarão com as parcerias e serviços:

DEFENSORIA PÚBLICA ESTADUAL – divórcio; pensão alimentícia; reconhecimento de paternidade; reconhecimento consensual de união estável; regularização de guarda consensual e registros públicos.

Cartórios de Registro Civil da 1ª e 2º Zonas – emissão de segundas vias de certidões de nascimento e casamento; reconhecimento voluntário de paternidade; registros tardios.

IDENT – emissão e impressão de Carteira Nacional de Identidade.

SEMCAS – atendimento psicossocial; atualização e inscrição no cadúnico; emissão da carteira de idoso; orientação de bpc; tarifa social e benefícios eventuais.

DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO –  atendimento jurídico referente aos benefícios BPC/LOAS; auxílio-doença, auxílio brasil, salário maternidade, aposentadoria, entre outros.

SETRES –  emissão de Carteira de Trabalho Digital; cadastro e intermediação de mão de obra.

SEDIHPOP – consulta, regularização, inscrição e emissão da 2ª via de CPF.

EQUATORIAL – renegociação de dívida; inscrição na tarifa social; projeto E+ economia (troca de lâmpadas); projeto E+ educação com palestras de segurança e dicas de economia.

INSS – orientação e informação referente aos benefícios previdenciários e assistenciais; Direitos e deveres do (a) cidadão(ã) junto à Previdência Social; Senha Meu INSS; agendamento de requerimentos, palestras.

PROCON – emissão de cartão do SUS.

SEDES – plantões tira dúvidas de Programas Sociais; orientação do Cadastro Único e Programa Bolsa Família; atendimentos sociais; orientação e busca ativa TSEE (Tarifa social de Energia Elétrica); auto identificação dos grupos tradicionais; assessoramento ao BPC (Benefício de Prestação Continuada).

SEMUS (Cidade Olímpica) – Consultas médicas; Aferição Arterial e glicemia; Vacinação; Cartão do SUS.

SEMED (Cidade Olímpica) – Contação de histórias e carro biblioteca.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x