Decisão sobre portaria que muda regras para repasse de subsídio do transporte público fica para novembro

Decisão sobre portaria que muda regras para repasse de subsídio do transporte público fica para novembro

Foram suspensos temporariamente os efeitos de duas portarias expedidas pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de São Luís para regulamentar o repasse de subsídio às empresas de transporte público e estabelecer auditoria sobre a operação das frotas de ônibus a serviço da capital maranhense.

O juíz Douglas de Melo Martins, da vara de interesses difusos e coletivos, decidiu deferir parcialmente o pedido feito pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (SET) porque entendeu que isso poderia resultar no fim da integração dos sistemas urbano e semiurbano.

O SET alegou que a mudança repentina no fluxo de pagamentos dos subsídios e a instituição de cortes financeiros podem produzir um desequilíbrio agudo no sistema de transporte público, com risco real de interrupção do serviço essencial.

Além disso, o sindicato convenceu o juíz de que a implementação imediata pode resultar na impossibilidade da oferta de gratuidades, afetando cerca de 40% dos usuários do
serviço.

Diante das alegações, Douglas de Melo Martins optou por determinar a manutenção do subsídio no valor vigente, até a data da próxima audiência de conciliação marcada para o dia 11 de novembro, quando as partes devem continuar a discussão sobre uma proposta de acordo. Dessa vez, com a presença do Tribunal de Contas do Estado, o Ministério Público de Contas, a Controladoria-geral do Município
de São Luís e a Agência de Mobilidade Urbana e de Serviços Públicos (MOB).

A prefeitura informou que a decisão não discute a integração metropolitana com o Estado do Maranhão e nem altera o modelo de transporte semiurbano sob competência da MOB. O objeto da ação, segundo a SMTT, é exclusivamente municipal, tratando apenas da validade e execução das Portarias editadas pela Secretaria, que regulamentam a possível recusa aos repasses do subsídio tarifário, a auditoria de operação das frotas e a transferência da gestão financeira do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) ao Consórcio Operacional das concessionárias, conforme previsto em Lei e nos Contratos de Concessão de 2016.

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x