Mais de 43,3 milhões de pessoas já estão vacinadas contra a gripe no Brasil

Mais de 43,3 milhões de pessoas já estão vacinadas contra a gripe no Brasil

Até o momento, 43,3 milhões de doses de vacinas contra a gripe foram aplicadas no Brasil. Nesta sexta-feira (9), Dia Mundial da Imunização, o Ministério da Saúde reforça que a vacinação é fundamental antes da chegada do inverno, já que esta é a estação do ano com maior circulação dos vírus da influenza.

Apesar do encerramento da campanha nacional no fim de maio, a orientação do Ministério da Saúde é para que estados e municípios estendam a vacinação enquanto tiverem doses disponíveis. A recomendação é para que a população consulte as informações locais para saber onde se vacinar.

Das doses aplicadas, 16 milhões foram em idosos, 6 milhões em crianças e 2,6 milhões em profissionais de saúde. As doses contra a gripe estão disponíveis para todas as pessoas acima dos seis meses de idade.

Os esforços do Ministério da Saúde também estão concentrados em proteger a todos contra a Covid-19. Até o momento, cerca de 22 milhões de doses da vacina bivalente foram aplicadas. O imunizante é destinado a todos os brasileiros maiores de 18 anos que completaram o esquema vacinal primário com as duas doses. É necessário, no entanto, intervalo mínimo de quatro meses desde a administração da última dose.

Tanto as ações de vacinação contra a gripe quanto as da Covid-19 são parte do Movimento Nacional pela Vacinação, iniciado em fevereiro deste ano. O Movimento é uma das prioridades do governo federal para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e o resgate da cultura de vacinação no país.

Dia Mundial da Imunização

O Dia Mundial da Imunização, celebrado nesta sexta, é uma data que ressalta o papel crucial das vacinas na prevenção de doenças e na promoção da saúde em todo o mundo. Foi por meio do avanço da vacinação que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu estabelecer o fim da emergência sanitária global da Covid-19.

A imunização é considerada uma das maiores conquistas da medicina moderna, tendo salvado milhões de vidas e contribuído para a erradicação de enfermidades devastadoras. É um momento para reconhecer os avanços científicos, a dedicação dos profissionais de saúde e a relevância da conscientização sobre a importância da vacinação.

Ações regionais

Desde maio, o Ministério da Saúde vem desenvolvendo uma série de qualificações, com o objetivo de promover a formação de profissionais para a implantação das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade e Microplanejamento do programa de rotina e intensificação de campanhas voltadas para os municípios do Amazonas e Acre. As ações de microplanejamento consistem em diversas atividades com foco na realidade local. Essas iniciativas contribuem para que as metas de vacinação sejam atingidas.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x