Maranhão de Reencontros dá início a programação junina na Grande Ilha

Maranhão de Reencontros dá início a programação junina na Grande Ilha

O Maranhão de Reencontros teve início neste domingo (4), na Concha Acústica Reynaldo Faray, na Lagoa da Jansen, em São Luís. O momento contou com a presença de populares que assistiram a abertura oficial do evento, que marca a prévia oficial do São João do Maranhão. Até o dia 25 de maio, a ação segue com diversas atrações artísticas e culturais maranhenses. O acesso é gratuito.

A programação de abertura contou com as apresentações do Tambor de Crioula Arte Nossa, dos grupos de bumba meu boi Pirilampo, Nina Rodrigues e Maioba, além da Companhia Barrica. A iniciativa é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), e ocorrerá todos os domingos do mês de maio na Concha Acústica Reynaldo Faray.

“O período de São João é marcante no Maranhão. É uma das festas mais lindas e encantadoras, tanto pela tradição, história e relevância, quanto pelas danças e indumentárias. Gosto demais do São João do Maranhão”, contou a agente de turismo Ana Araújo.

O público presente acompanhou de perto a oportunidade de vivenciar a cultura das tradicionais batidas dos pandeirões e das matracas, que junto ao ritmo, a diversidade, a dança e toda a magia que envolve as festas juninas no Maranhão.

“É tudo muito lindo. O São João é sempre uma festa envolvente e bastante atrativa. As comidas, as danças, tudo muito bom. O Governo do Estado tá de parabéns pela organização”, disse a cuidadora de idosos Iolanda dos Santos.

Para fazer jus ao nome Maranhão de Reencontros, a ação cultural representa estar de novo com as tradições e músicas que fazem do São João uma das festas com mais força em todo Maranhão. Basicamente, trata-se de um reencontro com a cultura, com as raízes, com a culinária, ou seja, com a autenticidade maranhense.

São João do Maranhão

Esse ano, o São João do Maranhão tem como tema “O Maior São João do Mundo é Aqui” e, como é de costume, mostra a riqueza de ritmos, cores e encantos do folclore maranhense ao público. A festa destaca-se nacionalmente pela mistura folclórica e cultural que reúne tradições de origens indígenas e africanas.

As atrações incluem cinco sotaques diferentes de Bumba-meu-boi, a atração mais característica do período junino maranhense, além do cacuriá, quadrilha, grupos de tambor de crioula, entre outras manifestações artísticas e culturais

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x