Maranhão na Tela homenageia Dira Paes, com a presença de Dona Pureza Loyola

Maranhão na Tela homenageia Dira Paes, com a presença de Dona Pureza Loyola

A tradicional homenagem realizada pelo Festival ganhará enorme destaque nesta edição comemorativa, que acontecerá de 04 a 09 de setembro, patrocinada pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do MinC. Será uma oportunidade para o público maranhense conhecer a atriz de Belém do Pará, reconhecida e premiada nacional e internacionalmente.

A homenagem nacional será nesta terça-feira, dia 05 de setembro, no Kinoplex Golden – Golden Shopping, e contará com uma masterclass realizada por Dira Paes e com a exibição especial do filme Pureza, num momento único no qual acontecerá o encontro da atriz com Dona Pureza Lopes Loyola e o diretor do filme, Renato Barbieri. A história da maranhense inspirou o filme sobre sua jornada de três anos em busca do filho mantido em cativeiro em uma fazenda na década de 1990 e seu combate ao trabalho em condições análogas à escravidão ajudou o Brasil a se tornar referência mundial, trazendo reconhecimento internacional para a ativista.

“A premiação do TIP HERO, conferido à Dona Pureza Lopes Loyola pela Secretaria de Estado dos Estados Unidos, é de relevância histórica, pois trata-se da única pessoa do Brasil a receber as duas maiores condecorações abolicionistas que conhecemos: o TIP HERO, em Washington, em 2023, e o ANTI-SLAVERY AWARD, conferido pela Anti Slavery International, em Londres, em 1997. É a coroação da luta incansável dessa nossa heroína cabocla em favor dos direitos à vida, vivida de forma impactante por Dira Paes no filme Pureza, como também fortalece sobremaneira a luta abolicionista no Brasil em todos os campos.”, comenta Renato Barbieri.

 

Dira Paes – Atriz paraense, consagrada no cinema, na TV e no teatro. Ao longo de mais de três décadas de carreira, se popularizou por trabalhos no cinema como “2 Filhos de Francisco” e “Divino Amor”, entre outros. Recentemente teve grande destaque com o filme “Pureza”, de Renato Barbieri, que conta a história real de uma abolicionista contemporânea, a maranhense Pureza Lopes Loyola, nascida na cidade de Presidente Juscelino, e residente em Bacabal. Dira também aguarda sua estreia como diretora de cinema com o filme “Pasárgada”, em que também escreveu o roteiro e protagonizou a história.                    No teatro foram oito espetáculos dirigidos por nomes consagrados como Amir Haddad em “O Avarento”, de Molière; na televisão somam-se 17 trabalhos, entre eles a novela de grande sucesso de audiência e crítica “Velho Chico” com a direção de Luiz Fernando Carvalho, “Verão 90” com direção de Jorge Fernando, e o mais recente sucesso da TV Globo, o remake da novela “Pantanal”, com a personagem Filó.Dira Paes além de ser uma das atrizes mais premiadas e respeitadas de sua geração, frequentemente está envolvida em causas sociais, ambientais e é ativista pelos direitos humanos, sendo uma das dirigentes do Movimento Humanos Direitos.

MARANHÃO NA TELA 15 ANOS

De 04 a 09 de setembro

Kinoplex Golden – Golden Shopping – Calhau e Teatro da Cidade (Roxy)

Realização: Mil Ciclo Filmes

Patrocínio: Instituto Cultura Vale – ICV, Ministério da Cultura – MinC

Todas as atividades têm acesso gratuito

Mais informações: http://www.maranhaonatela.com.br

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x