Mês do Cliente: fortalecer empreendedores é fortalecer o Maranhão

Mês do Cliente: fortalecer empreendedores é fortalecer o Maranhão

O mês de setembro marca o Mês do Cliente, uma oportunidade para valorizar e homenagear quem move os negócios, faz a economia girar e inspira o Sebrae a ser cada vez melhor. No Sebrae, cada cliente é mais do que um número: é parceiro de uma jornada de transformação. Afinal, cada atendimento representa também um empreendedor que conquista e fideliza seus próprios clientes criando uma rede de relações que multiplica oportunidades, fortalece os pequenos negócios e impulsiona o Maranhão.

“O cliente do Sebrae é protagonista da sua própria história. São micro e pequenos empreendedores, profissionais autônomos e produtores rurais que transformam ideias em negócios e desafios em oportunidades. Ao lado deles, o Sebrae caminha oferecendo capacitação, orientação, consultorias, mentorias e suporte, com o objetivo de garantir crescimento sólido e sustentável para cada empreendimento”, afirma o diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho

De janeiro a agosto de 2025, o Sebrae já esteve ao lado de 133 mil clientes únicos, somando mais de 576 mil atendimentos em todo o estado. Os números impressionam, mas o que realmente importa são as histórias por trás deles: 70% são microempreendedores individuais (MEI) que decidiram transformar sonhos em realidade, e mais da metade atua no comércio, levando serviços e produtos para dentro da vida das pessoas.

Protagonismo da mulher

A presença feminina também é marcante, 52,8% dos clientes atendidos são mulheres empreendedoras, protagonistas que ocupam espaço, inovam e dão ritmo ao mercado local. Entre os temas mais buscados, estão formalização, empreendedorismo, finanças e vendas, pilares que sustentam negócios fortes e preparados para o futuro.

A empreendedora Ivoneide da Costa Medrade, proprietária da Afonso Fotografias no município de   Balsas – MA, destaca o quanto se sente próxima do Sebrae e como essa relação impacta diretamente o seu negócio. “Eu me sinto acolhida. Sempre que tenho dúvidas ou preciso de orientação, encontro no Sebrae um atendimento com muito calor humano, que me faz sentir em casa”, destaca a empreendedora.

Leia Também:  Rodoviária de São Luís deve movimentar 20 mil pessoas em semana de Tiradentes

Mais do que números, o Mês do Cliente celebra conexões. Para o Sebrae, estar ao lado dos empreendedores significa também fortalecer a relação que eles mantêm com seus consumidores. É uma corrente positiva: quando o pequeno negócio cresce, todos ganham.

Em São Luís, a empreendedora Dallin Reis, proprietária da Reis Desenvolvimento Humano, empresa especializada em RH, ressalta como o Sebrae tem sido um parceiro fundamental em sua trajetória. “Ser uma cliente Sebrae é ter ao lado uma rede de apoio que impulsiona o meu negócio com conhecimento, estratégia e visão de futuro. Posso contar com profissionais preparados, capacitações práticas e soluções que ajudam a transformar ideias em resultados reais. Estar com o SEBRAE é saber que não estou sozinha na jornada empreendedora. É  crescer com suporte, segurança e inspiração. Sou apaixonada pelo Sebrae”, garante.

Já o empreendedor Lindomar Torres, proprietário da Vale do Brejão, marca de cachaças artesanais no município de Anapurus, reforça a importância do Sebrae no fortalecimento de pequenos negócios regionais. Ter o Sebrae como parceiro é essencial para quem empreende no interior. Com as orientações e capacitações, conseguimos profissionalizar nossa produção, valorizar ainda mais a tradição da cachaça artesanal e ampliar nossa presença no mercado. O Sebrae nos dá confiança para crescer com qualidade e manter a identidade da marca Vale do Brejão, que carrega o sabor e a história da nossa região”, assegura.

Neste mês especial, o Sebrae reafirma seu compromisso de estar presente em cada jornada empreendedora, com a certeza de que apoiar o empreendedor é também fortalecer um Maranhão mais inovador, próspero e cheio de possibilidades.

 

“Cada empreendedor que chega ao Sebrae traz consigo um sonho, uma ideia ou um desafio. Para nós, esses clientes são a razão de existir da instituição e a inspiração para fazermos sempre mais e melhor. O Sebrae está de portas abertas, pronto para oferecer conhecimento, apoio e oportunidades, porque acreditamos que quando um pequeno negócio cresce, toda a comunidade cresce junto. Nosso compromisso é seguir ao lado dos empreendedores, incentivando, orientando e celebrando cada conquista”, conclui o diretor técnico Mauro Borralho.

Leia Também:  PF investiga fraudes bancárias eletrônicas

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x