Ministério Público apresenta projetos sobre a infância para Comissão da Câmara Federal

Ministério Público apresenta projetos sobre a infância para Comissão da Câmara Federal

O Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAO-IJ) do Ministério Público do Maranhão promoveu reunião, na manhã desta sexta-feira, 12, na Procuradoria-Geral de Justiça, em São Luís, com órgãos e instituições públicas que desenvolvem, no Maranhão, ações, projetos e políticas públicas de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Os programas foram apresentados à Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara Federal, formada pelos deputados federais pastor Eurico (presidente) e Allan Garcês, que está em São Luís para conhecer as práticas institucionais em favor de crianças e adolescentes. A reunião foi solicitada pela comissão.

Além do MPMA e dos deputados federais, participaram do encontro representantes do Instituto de Perícias para Crianças e Adolescentes (IPCA), da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e da ONG Plan International.

Na abertura, o procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, saudou e agradeceu a presença do deputado federal Pastor Eurico e de todos os participantes. “É uma honra recebê-los. É uma prioridade nossa o atendimento às crianças e adolescentes, assim como aos idosos e mulheres. Esse é um assunto de máxima atenção para todos nós. As crianças são os nossos futuros cidadãos e cidadãs. A gente precisa garantir uma sociedade melhor e só poderemos fazer isso por meio da educação e da assistência à criança”, enfatizou.

AÇÕES DO MPMA

O coordenador do CAO-IJ, Gleudson Malheiros Guimarães, ressaltou que a reunião teve o objetivo de apresentar ações do Ministério Público e de outros órgãos e instituições, porque o trabalho de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes é realizado por meio de uma rede de proteção.

O promotor de justiça apresentou o projeto “Combate Permanente a Violência Sexual” do MPMA, enfatizando que o trabalho tem três frentes: prevenção, repressão e atendimento às vítimas. “A Constituição Federal estabelece que é dever do estado, da sociedade e da família a proteção de crianças e adolescentes. Quando a gente envolve a sociedade e a família a gente está cumprindo um dever constitucional”,declarou.

Gleudson Malheiros acrescentou que, em todo o Maranhão, o Ministério Público promove campanhas educativas de conscientização e mobilização social contra a violência sexual e contra os crimes cibernéticos; capacitações para servidores e promotores de justiça sobre o atendimento adequado de crianças e adolescentes, baseado nas leis da Escuta Protegida e Henry Borel, entre outros temas relacionados à infância e juventude.

O promotor de justiça afirmou que no ano passado, no Maranhão, foram registrados 2.199 boletins de ocorrência nas delegacias referentes a crimes sexuais contra crianças e adolescentes, sendo 1.900 referentes a estupro de vulnerável.

Além de ingressar com Ações Penais contra os acusados de crimes, o MPMA também promove a integração de órgãos e instituições públicas da justiça e segurança, visando a celeridade dos encaminhamentos e dos processos.

Uma das mais recentes ferramentas criadas pela instituição em favor das crianças e adolescentes, foi o requerimento online de medida protetiva de urgência no site do Ministério Público. Qualquer adulto pode preencher o formulário para a proteção de uma criança e o afastamento do agressor.

O Ministério Público também fomenta a implementação da política municipal de atendimento a crianças e adolescentes em todos os 217 municípios do estado. “Esse é um passo muito grande para a implementação dessa nova política de atendimento”, concluiu.

PERÍCIA

Em seguida, a diretora do Instituto de Perícias para Crianças e Adolescentes (IPCA), psicóloga Simone Rodrigues, discorreu sobre a história, as atribuições e as atividades realizadas pelo órgão, responsável pela escuta e perícia de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. O IPCA foi criado há quase 20 anos e funciona dentro da esfera da perícia oficial da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

No centro, são realizadas as perícias médico-legal, psicológica e em serviço social. “A porta de entrada é o boletim de ocorrência na delegacia, que encaminha o registro para a perícia com o intuito de obter a materialidade do crime. A partir daí, os laudos são construídos e vão compor o inquérito policial”, explicou.

Em seguida, a coordenadora do programa “Mais infância, mais turismo”, Wanda Bittencourt Moraes, apresentou a ação desenvolvida pela Secretaria de Estado de Turismo, na capital e no interior, de prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Realizado por meio de palestras e mobilizações públicas, o objetivo do programa é promover a defesa e a garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Por último, foi apresentado o projeto “Down to zero – conhecer para enfrentar”, da Plan International, ONG que atua em favor da infância e juventude nos estados de São Paulo, Bahia e Maranhão. A exposição foi feita pela coordenadora da Plan, Laís Vieira.

O programa tem o objetivo de erradicar a exploração sexual contra crianças e adolescentes por meio de campanhas educativas.

Para o deputado federal Allan Garcês as políticas públicas e iniciativas apresentadas são muito importantes para a prevenção da violência. “Fiquei muito entusiasmado com a exposição de todos. A gente se enche de esperança quando a gente vê que o nosso estado do Maranhão tem avançado na proteção dos direitos das crianças, na proteção da vida. O trabalho do IPCA, especialmente, é encantador”.

O presidente da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, da Câmara Federal, pastor Eurico, também elogiou os programas apresentados e comentou sobre os dados levantados e serviços informados. “Parabéns pelos trabalhos desenvolvidos. O exemplo do que está sendo feito aqui é digno de ser divulgado em todo o Brasil. Estamos juntos, podem contar com o apoio dessa comissão”, ressaltou.

Também presente na reunião, o subprocurador-geral para Assuntos Jurídicos do MPMA, Orfileno Bezerra Neto, agradeceu a presença dos parlamentares e de todos os representantes de órgãos e instituições. “Espero que os senhores tenham sido acolhidos no Maranhão. É muito importante tratar um assunto como a violência sexual contra crianças e adolescentes, um drama tão terrível de nossa sociedade. Precisamos nos unir, porque é um problema que só pode ser combatido com a mobilização de todos”, concluiu.

REUNIÃO

Um pouco antes da reunião do CAO-IJ, o procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, reuniu-se, em seu gabinete, com o deputado federal pastor Eurico.

Também participaram do encontro o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais, Ednarg Fernandes Marques, e o diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão, Fábio Mendes.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x