Ministro da Pesca e Aquicultura cumpre agenda na Semana do Pescado em São Luís

O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, estará em São Luís (MA) para a abertura da 22ª Semana do Pescado, que acontecerá junto a 65ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), a partir das 9h. Durante a abertura do evento, acontecerá coletiva de imprensa.
Essa é uma realização da Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura do Maranhão (MPA), que reunirá autoridades com pescadores e aquicultores do estado no Auditório do Pavilhão dos Órgãos Federais – Parque da Independência em São Luís.
Após a abertura oficial da Semana do Pescado e da coletiva de imprensa, haverá uma apresentação do projeto da primeira fábrica de beneficiamento de pescado no estado, pelo Instituto Federal do Maranhão.
O Maranhão conta com o 2° maior litoral do país (640 km), com portos de grande relevância nacional, além de ser o estado com o maior número de pescadores(as) com Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP), totalizando mais de 687 mil profissionais.
Como o 6º maior produtor de peixes de cultivo do país e o 3º maior produtor de peixes nativos, o estado conta com uma produção anual de peixe de 54,5 mil toneladas (2024), com aumento de 10,90% na produção de pescado em relação a 2023 (Fonte: Peixe BR, 2025).
Já o município de São Luís, possui 41.416 mil pescadores(as) artesanais registrados, em que 67% são mulheres.
Por meio do Ministério da Pesca e Aquicultura, o Governo Federal já investiu mais de R$ 21 milhões no estado, para o avanço da pesca e aquicultura, com termos de fomento e de execução descentralizada, convênios, projetos de tecnologia, infraestrutura, capacitação, análise e monitoramento.