Parque do Rangedor recebe réplica permanente e em tamanho natural de um espinossauro

Parque do Rangedor recebe réplica permanente e em tamanho natural de um espinossauro

O Parque do Rangedor tem uma nova atração: uma réplica em tamanho natural de um espinossauro. A instalação aconteceu nesse sábado (dia 1º), fruto da parceria entre o Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão (CPHNA), Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Centro Cultural Vale e a Secretaria de Estado de Governo (Segov). Trata-se de um dinossauro juvenil, cujos fósseis foram encontrados nas margens do Rio Itapecuru, na cidade de Coroatá, distante 271 km de São Luís.

Espinossauro significa lagarto espinhoso, um animal pré-histórico que viveu há cerca de 100 milhões de anos. Uma curiosidade sobre este dinossauro é que ele tem hábitos semiaquáticos e uma dieta predominantemente piscívora, ou seja, alimentava-se de peixes. Os animais adultos podiam chegar a 15 metros de cumprimento.

“A gente já vem coletando fósseis há quase 30 anos, a Ufma, o Ifma, o centro de pesquisa e a Uema. Recentemente, nós achamos fósseis bem preservados desse animal, o espinossauro. Isto nos motivou fazer uma réplica, pois é um animal especial e muito raro, icônico e que, inclusive, apareceu em produções cinematográficas. Por isso o recriamos no tamanho original. No caso, trata-se de um animal jovem, mas com fisiologia bem definida, apesar de não ser adulto. A ideia de trazê-lo para o Parque do Rangedor surgiu por se tratar de um lugar amplo e seguro, onde pessoas e todas as idades teriam acesso”, explicou Manuel Alfredo Medeiros, paleontólogo da Ufma.

Durante a inauguração, a escultura em tamanho real chamou a atenção principalmente das crianças, que além de tirar fotos e ter aguçado a curiosidade sobre os animais pré-históricos, também participaram de uma oficina para fazer garras do espinossauro com moldes e massas de modelar e biscuit.

Allan Frazão é administrador e constantemente leva os filhos ao parque para passear. Para ele, a ideia de trazer o dinossauro ao local é bem-vinda. “É de grande relevância, pois nos aproxima mais da história da humanidade, de como aconteceram as coisas no passado. Ter contato com esse tipo de informação com certeza vai agregar e aguçar a curiosidade a imaginação das crianças e reportá-los à época em que esses animais existiam de fato”, explica o pai animado.

Para o secretário Márcio Machado (Segov), a réplica é mais um presente para os frequentadores do parque. “O monumento vai trazer ainda mais visitantes para o nosso parque e é também o início de trabalho conjunto que nós estamos fazendo. Esse foi o primeiro passo, nós ainda vamos fazer uma ornamentação e uma proteção em volta para garantir a conservação da réplica”, afirma.

Atualmente, a Segov administra doze parques: sete no interior e cinco aqui na capital, um desses parques é o Rangedor, que possui uma extensa área verde e de lazer para a população. A réplica do dinossauro é um atrativo, um convite a mais para ir ao parque.

“O maranhão possui vários parques. O rangedor recebe hoje este presente. A ideia é fazer uma grande exposição e palestras sobre a questão da arqueologia do Maranhão, tendo em vista que o estado possui vários sítios arqueológicos. A parceria é uma forma de apoiar e incentivar a arqueologia no Maranhão”, explica Arlino Neto, secretário adjunto de Residências Oficiais e Projetos Especiais da Segov.

Parceria

A implantação da réplica também contou com a parceria do Centro Cultural Vale. “O objetivo é trazer conhecimento, cultura e incentivar também a pesquisa e não desperdiçar a nossa história. A vale agradece ao Governo do Estado a parceria e a confiança de sempre e para Vale é uma grande satisfação entregar esse presente para a sociedade maranhense”, ressaltou Giselle Pinto, gerente de relações institucionais da Vale.

Parque

O Rangedor possui cerca de 120 hectares e possui diversas opções de lazer, com oito praças com equipamentos de esporte e playgrounds com duas quadras poliesportivas, uma quadra de areia e uma de tênis, além de academia e parquinho para as crianças.

“A nova atração é sobretudo para as crianças, que a partir de agora, vão ficar bem mais próximas dos dinossauros. Por ser uma figura que está sempre em alta, as crianças ficam encantadas, como gestora do parque, fico muito agradecida ao Governo do Estado, por meio da Segov, em proporcionar mais esse espaço, um novo atrativo principalmente para o período de férias que está iniciando”, finalizou Karina Gonçalves, gestora do Parque do Rangedor.

O Parque do Rangedor funciona todos os dias das 5h à 11h e das 16h às 21h.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x