Patrulha Maria da Penha será homenageada na Assembleia Legislativa do Maranhão
Está marcada para o esta quinta-feira (16), no Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão, uma Sessão Solene em comemoração aos seis anos de atuação da Patrulha Maria da Penha, na Grande Ilha. O evento foi requerido pelo deputado Neto Evangelista (União Brasil) que defende a atuação da unidade de policiamento para a garantia da segurança de mulheres em situação de violência e combate ao feminicídio.
Na Grande Ilha de São Luís, ao longo dos últimos seis anos, a Patrulha Maria da Penha efetuou mais de 40 mil atendimentos e quase 200 prisões por descumprimento de medidas protetivas. Atualmente, há 17 Patrulhas Maria da Penha no Maranhão. Uma delas contou com recurso destinado por meio de emenda parlamentar de Evangelista. A garantia dos direitos das mulheres é uma das bandeiras levantadas por ele dentro e fora do parlamento.
Além da atuação em defesa da mulher no Tribunal do Júri, em casos de Feminicídio e tentativa de Feminicídio, Neto é autor de outras Leis que geram benefícios às mulheres:
-
9.507/2011 – Garante vagas em estacionamento para gestantes;
-
11.189/2019 – Assegura remarcação de TAF (Teste de Aptidão Física) para gestantes participantes de concurso público;
-
11.430/2021 – Institui Campanha Permanente de Combate ao Assédio e à Violência contra as mulheres em eventos culturais e esportivos no Maranhão;
-
11.354/2020 – Veda a nomeação para o exercício de cargos ou prestação de serviço de pessoas que tenham sido condenadas pela Lei Maria da Penha.