Ponte Metálica terá tráfego de veículos liberado no dia 6 de outubro

Ponte Metálica terá tráfego de veículos liberado no dia 6 de outubro

O tráfego de veículos na Ponte Metálica será liberado no próximo dia 6 de outubro, após mais de 30 dias de interdição para obras de reparo na estrutura. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (19) pelo prefeito de Timon, Rafael Brito (PSB), após realizar uma vistoria no andamento dos trabalhos no local.

Muito feliz com o andamento. Uma reforma muito importante para a ponte. Confesso que nunca tinha visto uma reforma tão intensa. Dia 2 de outubro, depois de 30 dias, vão concluir e desmobilizar os equipamentos. No dia 6 de outubro, na segunda-feira, o tráfego vai estar liberado”, afirmou o gestor. 

A Ponte Metálica, patrimônio cultural tombado, foi inaugurada há mais de 80 anos. Além de um dos principais acessos entre Timon e Teresina, por onde circulam em média cerca de 300 mil pessoas, também é considerada um dos cartões postais das duas cidades.

A execução dos serviços de manutenção e melhorias estruturais da Ponte Metálica está sob responsabilidade da Ferrovia Transnordestina Logística S.A. (FTL), concessionária na linha férrea. A primeira das três etapas da obra inclui uma série de reparos, como:

– Laje do tabuleiro: recomposição das aberturas, fendas e substituição das placas de aço no tabuleiro rodoviário por graute com armadura;

– Passarelas laterais: soldas e reparos pontuais nas chapas das passarelas laterais;

– Juntas dos encontros: aplicação de juntas poliméricas nos encontros de ambos os lados;

– Revestimento da laje de piso: fresagem da camada superficial e formação de superfície rugosa (melhoria de aderência);

– Via permanente: correção de bitola, alinhamento e nivelamento das duas filas de trilhos existentes no tabuleiro.

Nesta primeira etapa, a FTL foi impedida de remover o asfalto da ponte, já que a estrutura é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Como alternativa, será aplicada uma pintura de poliuretano, para proteção da superfície da pista com impermeabilidade, alta resistência e durabilidade mecânica.

Leia Também:  Comércio de São Luís projeta R$ 117,8 milhões em vendas no Dia das Crianças

A expectativa é que as duas próximas etapas da reforma da Ponte Metálica não interfiram no fluxo de veículos no local. “A FTL está licitando a segunda etapa, mas não vai precisar interditar a ponte. A terceira etapa vai ser a pintura total da estrutura metálica, mas isso vai ficar mais para a frente”, concluiu o prefeito de Timon.

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x