Prefeitura de São Luís abre inscrições para a Corte Momesca do Carnaval 2025
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), abriu as inscrições para o Concurso da Corte Momesca do Carnaval 2025. As inscrições seguem até o dia 31 de janeiroe podem ser feitas presencialmente na sede da secretaria, localizada na Rua Portugal, n° 251, Centro Histórico, de segunda a quinta-feira no horário das 14h às 18h, e às sextas-feiras, das 9h às 13h.
O concurso está aberto a pessoas com idade mínima de 18 anos, residentes em São Luís, que tenham concluído o Ensino Fundamental (9º ano). Os eleitos devem ter disponibilidade para participar dos ensaios e cumprir todos os compromissos estabelecidos pela Secult. Não poderão concorrer aqueles que tenham ocupado os títulos de Rei, Rainha ou Princesa no último concurso. Para o cargo de Rei Momo, é exigido que os candidatos pesem acima de 130 kg.
“O concurso não apenas celebra a diversidade e a alegria do Carnaval de São Luís, mas também destaca o papel simbólico da Corte Momesca na valorização da cultura popular e no fortalecimento das tradições carnavalescas”, destacou o secretário de Cultura, Maurício Itapary.
Premiação e Títulos
O Rei Momo e Rainha do Carnaval receberão R$ 6 mil de premiação cada, além do título, faixa, coroa, fantasia e cetro do reinado. As candidatas que alcançarem o 2º e o 3º lugares serão consagradas como 1ª Princesa e 2ª Princesa, respectivamente, e receberão a premiação de R$ 4,5 mil cada.
Além da habilitação documental, para garantir o título de Rei Momo, Rainha e Princesas, os candidatos devem apresentar simpatia, espírito carnavalesco, desembaraço, sociabilidade, facilidade de expressão, harmonia no conjunto e domínio na arte de sambar. Estes serão os requisitos observados pela Comissão Julgadora do concurso, que está previsto para acontecer no dia 16 de fevereiro, na Casa Barrica, localizada no bairro Madre Deus.
Durante o reinado, a Corte Momesca deverá participar de bailes, circuitos de carnaval, desfiles da Passarela do Samba e diversas festividades, espalhando a alegria e o espírito do Carnaval de São Luís. O reinado da Corte deverá findar-se no último dia de desfiles na Passarela do Samba.