Produção de ovos aumenta no Maranhão e destaca estado em cenário nacional

Produção de ovos aumenta no Maranhão e destaca estado em cenário nacional

A produção de ovos de galinha foi de 4,06 bilhões de dúzias, de acordo com a pesquisa trimestral realizada pela Diretoria de Pesquisas e Coordenação de Estatísticas Agropecuárias do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O aumento foi de 1,2%, em relação ao ano anterior. Foi o maior valor já registrado na série histórica da pesquisa, resultando em mais um ano de recorde de produção.

O aumento generalizado da inflação no setor de proteína animal contribuiu para o consumo interno de ovo, fonte mais acessível, em termos absolutos, em comparação às carnes. Outros fatores que afetam a cadeia produtiva observados desde 2020, como altos custos de produção e baixas margens para os produtores, persistiram ao longo de 2022.

A produção de 47,71 milhões de dúzias de ovos a mais, em nível nacional, frente a 2021, foi consequência do aumento de produção em 16 das 26 UFs no universo da pesquisa. As maiores altas foram no Ceará (+15,13 milhões de dúzias), Paraná (+11,74 milhões de dúzias), Minas Gerais (+9,63 milhões de dúzias), Maranhão (+8,25 milhões de dúzias) e Tocantins (+7,32 milhões de dúzias). A queda mais intensa foi no Espírito Santo: -11,90 milhões de dúzias.

São Paulo, que teve uma queda de 0,1% em sua produção ante o ano anterior, continuou liderando o ranking anual dos estados em produção de ovos de galinha, com 27,1% da produção nacional, seguido pelo Paraná (9,4%), Minas Gerais (8,9%) e Espírito Santo (8,4%).

A produção de ovos de galinha no 4º trimestre de 2022 chegou a 1,04 bilhão de dúzias. Essa foi a primeira vez em dois anos, que houve aumento entre 3º e 4º trimestres. O 4º trimestre de 2022 registrou a maior produção já estimada pela pesquisa, com recorde para os três meses, sendo que outubro contabilizou o maior patamar mensal já computado.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x