Projeto “Caminhos de São Luís” proporciona imersão na história e cultura do bairro Madre Deus

Projeto “Caminhos de São Luís” proporciona imersão na história e cultura do bairro Madre Deus

Religiosidade e tradição se unem à beleza de construções históricas que adornam o “coração da cultura popular de São Luís”: a Madre Deus. Considerado um dos bairros mais antigos da capital maranhense, o local foi cenário de mais uma edição do projeto Caminhos de São Luís, no último sábado (13), compondo a programação do oitavo dia do Mobiliza SLZ.

Mais de 20 participantes foram conduzidos a um verdadeiro mergulho às raízes culturais e históricas da Madre Deus, que se expressam no patrimônio arquitetônico e nos folguedos populares ligados ao bairro. Direcionado por um guia de turismo, o passeio explorou sete diferentes pontos da Madre Deus: o Ceprama, a Capela de São Pedro, a Capelinha de São Benedito, a Praça da Saudade, o Cemitério do Gavião, a sede da Turma do Quinto e a Casa das Minas.

O Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama) foi escolhido como o primeiro ponto de visitação por estar diretamente conectado à história da Madre Deus. No século XIX, o espaço abrigou fábricas de tecidos que atraíram centenas de operários, pescadores e estivadores de várias regiões. Esses trabalhadores formaram uma comunidade humilde às margens do Rio Bacanga, que, posteriormente, impulsionou o crescimento da região e a formação do bairro.

Do Ceprama, o roteiro seguiu para a Capela de São Pedro, onde o sagrado e o profano se misturam no tradicional festejo ao santo. Construído por volta de 1940, o local é palco de missas, peregrinações e de encontros de grupos de bumba meu boi, reunindo todos os anos milhares de devotos, brincantes e turistas. Em seguida, os participantes do projeto visitaram a Capelinha de São Benedito, espaço marcado por manifestações culturais de matriz africana, como o Tambor de Crioula.

Leia Também:  Brasil bate recorde de doadores de órgãos no primeiro semestre do ano

A Praça da Saudade; centro de apresentações de grupos folclóricos; o Cemitério do Gavião; espaço que abriga diversas obras de arte tumular e a memória de personalidades ilustres do Maranhão; a sede da Turma do Quinto; uma das mais tradicionais escolas de samba da capital; e a Casa das Minas; templo de tambor de mina tombado pelo IPHAN que representa um importante símbolo da resistência cultural afro-brasileira; também integraram o roteiro do Caminhos de São Luís.

Entre as participantes do projeto, estiveram a ludovicense Samira de Jesus e a fluminense Priscila Gonçalves. Natural de Niterói (RJ) e moradora de São Luís há 1 ano, Priscila definiu o passeio como uma experiência maravilhosa. “É muito interessante caminhar pelas ruas e perceber que a cultura acontece todos os dias. As pessoas vivem, produzem e preservam a memória cultural. E isso é muito importante, porque cultura também é memória. Eu adorei o passeio, adorei a experiência e fiquei muito satisfeita com o suporte de toda a equipe”, disse.

Já para Samira de Jesus, o roteiro proporcionou uma importante quebra de preconceitos e, principalmente, uma apropriação do espaço enquanto moradora da capital. “Sinto que agora a Madre Deus também faz parte do meu território, do lugar de onde eu estou, da minha identidade. Conhecer as pessoas que formam tudo o que é a Madre Deus e toda a sua história faz com que eu admire ainda mais tudo que temos enquanto cultura, produção e arte na nossa cidade”, afirmou.

Projeto Caminhos de São Luís

Realizado pela Secretaria Municipal de Turismo de São Luís (SETUR) e executado pelo Sindicato dos Guias de Turismo do Maranhão (SINDGTUR-MA), o projeto Caminhos de São Luís tem o objetivo de promover o acesso democrárico ao turismo cultural na capital maranhense, por meio de roteiros gratuitos organizados de forma periódica e sazonal.

Leia Também:  Arraial da Assembleia começa nesta quinta-feira

O secretário de Turismo de São Luís, Saulo Santos, destaca que cada edição conta com a presença de um guia de turismo credenciado, que conduz o grupo e compartilha informações históricas, curiosidades e lendas populares sobre os principais pontos do roteiro.

“O projeto Caminhos de São Luís tem como objetivo potencializar os diferentes territórios da cidade, permitindo que a população e os visitantes conheçam mais da história local. É como um quebra-cabeça: quanto mais descobrimos sobre os pedaços da nossa história e da nossa cidade, mais valorizamos, compreendemos e respeitamos nosso patrimônio. Com o suporte do Sebrae no Mobiliza, conseguimos expandir ainda mais esse projeto”, explicou.

A gerente da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae Maranhão, Larissa Leite, enfatiza a importância do projeto para fortalecer a identidade cultural entre os moradores de São Luís. “Com ações como essa, queremos mostrar que a cultura e a história de São Luís estão vivas e acessíveis a todos, e que cada bairro guarda experiências únicas que merecem ser conhecidas e valorizadas”, frisou.

Mobiliza SLZ

Celebrando a cultura, o turismo e a economia criativa de São Luís, o Mobiliza é um circuito de eventos e ações que reúne empreendedores, entidades empresariais, artistas e produtores de eventos da capital. Realizado pelo Sebrae, o movimento já promoveu mais de 360 atividades, eventos e ações culturais e criativas, gerando renda e impactando mais de 20 mil ludovicenses. A edição de 2025 do Mobiliza SLZ ocorreu entre os dias 6 a 14 de setembro.

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x