São João de Oportunidades ressalta potencial para novo roteiro turístico integrado no Maranhão
Os municípios de Rosário, Morros, Icatu e Axixá apresentaram o que há de melhor em seus territórios, aproveitando festas juninas como geradoras de oportunidades para os pequenos negócios do turismo.
Mais que uma simples ação de mercado ou uma excursão, o projeto São João de Oportunidades, realizado pela Unidade de Negócios do Sebrae na região de Lençóis-Munim, em parceria com as prefeituras municipais de Rosário, Morros, Icatu e Axixá (localizados no norte do Maranhão), proporcionou uma imersão na história, gastronomia e cultura da região, com experiências únicas. Idealizado com a proposta de impulsionar o turismo na região, com base na perspectiva de integração, a ação gerou um saldo bastante positivo.
Um deles é justamente a proposta de um novo roteiro integrado, envolvendo atrativos dos quatro municípios, que foi a estrela da programação do São João de Oportunidades, iniciada no dia 12 de junho. A ação garantiu a qualificação dos anfitriões dos destinos, abrangendo comunidades quilombolas e tradicionais, meios de hospedagens, artesãos, culinaristas e todo um conjunto de atividades econômicas da região do Munim. E, além disso, proporcionou aprofundamento na história e cultura de cada território e a validação do potencial turístico dessa nova rota, por meio do “Famtour de Rosário ao Munin”, que teve a presença de grupo formado por agentes do turismo, jornalistas, influenciadores e pesquisadores.
“Nós do Quilombo de Boa Vista ficamos muito felizes de receber os turistas. Foi uma oportunidade para mostrar o nosso trabalho e vivências enquanto comunidade quilombola. Somos um quilombo de 402 anos e vimos que as pessoas valorizam nosso território e a nossa gente. O Sebrae está nos ajudando muito a aprender a nos valorizar e mostrar nossas riquezas, como aconteceu agora no curso de qualificação fruto do projeto São João de Oportunidades,” pontuou Rosa Gaspar, diretora do grupo Sabor e Arte do Quilombo Boa Vista de Rosário.
Atrativos diversificados – Durante o Famtour, foram visitadas comunidades como os quilombos de Boa Vista e São Simão, a Olaria Adonai e o Museu da Ferrovia, todos localizados em Rosário. Em Morros, a hospedagem foi na Pousada Imperial, onde aconteceu um jantar de vivências gastronômicas. Já em Icatu, um city tour histórico e a visita à Lagoa Boca da Mata foram destaques de uma programação que teve ainda a apresentação de Tambor de Crioula e, ainda, ao Forte de Guaxenduba, foram destaques. Na última etapa, o grupo acompanhou o Batizado do Boi de Axixá, no município do mesmo nome, com direito a visitação a exposições culturais e experiências gastronômicas.
Cristina Gonçalves, de 42 anos, é quituteira da comunidade quilombola de Boca da Mata. Ela conta sobre a importância de aperfeiçoar a produção por meio dos cursos oferecidos pelo Sebrae. “Fazer o doce de espécie é um legado deixado por minha mãe e durante o curso, com as orientações recebidas, pude melhorar a minha prática. Ouvir a professora me fez aprender muito. Como trabalhava só com o doce de espécie e a broa, pude vislumbrar possibilidades para expandir o negócio para a área dos salgados. Foi muito bom também aprender sobre atendimento, precificação e aperfeiçoar as práticas de higienização do produto”, explica ela.
Capacitação – Importante para fortalecimento dos pequenos negócios, uma etapa de capacitação agregada à programação do Famtour e do São João de Oportunidades fez a diferença na prática. O prefeito de Icatu, Wallace Azevedo, destacou esse aspecto. “Para nós, foi uma oportunidade muito grande estarmos em parceria com Sebrae, mostrando o que há de melhor em Icatu, como por exemplo a Lagoa da Boca da Mata. Estamos vivenciando um momento ímpar, certos de que, daqui pra frente, a comunidade buscará mais qualificações, visando desenvolver o turismo na nossa cidade”, pontuou o prefeito. Reconhecendo o trabalho do Sebrae na região, o prefeito de Rosário, Calvet Filho, agradeceu pela parceria. “Agradecemos ao Sebrae pela chance de mostrar nossas riquezas culturais, acervo histórico e culinária para o Maranhão, por meio do projeto São João de Oportunidades e de criar condições para fomentar a economia com base nos pequenos negócios”, ratificou o prefeito de Rosário, Calvet Filho.
Mais oportunidades – O projeto São João de Oportunidades também identificou fortes potenciais de investimentos e colaboração entre os agentes governamentais, assim como, algumas melhorias que devem acontecer nos locais visitados para adequação estrutural na recepção aos próximos grupos de turistas.
O próximo passo será a comercialização desse roteiro, concedido com visão integrada, proposto para agências de turismo, segundo informa o gerente da Unidade de Negócios Lençóis Munim, David Amorim. “Vamos continuar os treinamentos e consultorias nos territórios já pensando em novas edições do Famtour e, também, nos próximos eventos que vão acontecer. Também haverá a entrega da roteirização desse novo produto, com todos os custos envolvidos, necessidades de qualificação e detalhamento de cada destino aos operadores. A validação do roteiro, com o Famtour, serviu de base para a integralização do mesmo já pensando na comercialização”, pontuou o gerente.