São José de Ribamar aprova nova Lei de Zoneamento Urbano com foco em sustentabilidade e desenvolvimento

São José de Ribamar aprova nova Lei de Zoneamento Urbano com foco em sustentabilidade e desenvolvimento

A Câmara de Vereadores de São José de Ribamar aprovou nesta quinta-feira (10), a nova Lei de Zoneamento Urbano do município. A Lei nº 0078/2025 representa um marco para o ordenamento territorial da cidade, alinhando São José de Ribamar às diretrizes urbanísticas contemporâneas.

A nova legislação estabelece regras claras para o uso e ocupação do solo, promovendo benefícios diretos para população ribamarense, construtores e investidores do município. Entre os principais objetivos estão a organização do uso do solo, a promoção do desenvolvimento urbano sustentável e o fortalecimento da segurança jurídica para novos empreendimentos.

Para o prefeito Dr. Julinho (PODEMOS), a nova Lei de Zoneamento avançará o desenvolvimento da cidade. “Com a nova Lei será possível a geração de emprego e renda local. A cidade de São José de Ribamar está em avanço. Estamos em um processo de desenvolvimento urbano, então, isso será um marco para a nossa cidade”, ressaltou.

Confira os principais pontos da nova Lei de Zoneamento:

– Organização do uso do solo
A legislação define com clareza onde podem funcionar atividades residenciais, comerciais, industriais e institucionais, evitando conflitos de uso, como a instalação de indústrias em áreas residenciais.
– Desenvolvimento urbano sustentável
Estabelece diretrizes para o crescimento ordenado da cidade, garantindo que novos projetos respeitem o ambiente urbano e contribuam para uma melhor qualidade de vida.
– Segurança jurídica
Com regras claras, investidores e gestores públicos ganham mais previsibilidade e confiança para realizar projetos, além de reduzir disputas judiciais.
– Proteção ambiental
A lei determina áreas de preservação e uso restrito, além de controlar a densidade urbana para reduzir impactos ambientais.
– Melhoria na qualidade de vida
Garante equilíbrio entre moradias, áreas verdes, serviços e equipamentos urbanos, criando bairros mais funcionais e bem planejados.
– Valorização imobiliária
Com infraestrutura adequada e zoneamento definido, os imóveis tendem a se valorizar, aumentando a atratividade da cidade.
– Eficiência na infraestrutura urbana
Permite que o planejamento de transporte, saneamento e energia acompanhe o crescimento urbano com mais precisão.
– Desenvolvimento econômico
Favorece a instalação de atividades produtivas em locais adequados, otimizando a logística e reduzindo custos operacionais.

*O futuro*

A nova Lei de Zoneamento de São José de Ribamar representa um avanço significativo, unindo sustentabilidade, segurança jurídica e modernização urbana. Entre os destaques estão a possibilidade de verticalização de edificações em zonas com vocação residencial e turística com prédios de até 90 metros, regras específicas para novos condomínios residenciais e uma atualização abrangente no mapeamento urbano.

Com isso, o município dá um passo importante para atrair novos investimentos e fomentar o crescimento social, econômico e ambientalmente equilibrado.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x