São Luís encerra 2024 com crescimento nos indicadores turísticos e projeta crescimento ainda maior em 2025

São Luís encerra 2024 com crescimento nos indicadores turísticos e projeta crescimento ainda maior em 2025

São Luís encerrou o ano de 2024 com resultados históricos no setor de turismo. Segundo dados da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), o período de Réveillon atingiu uma taxa de ocupação hoteleira de 100% em muitos meios de hospedagens, impulsionando a economia local e antecipando um cenário otimista para o Carnaval de 2025, para o qual estima-se manter a taxa de ocupação. Um dos atrativos será a Cidade do Carnaval, iniciativa da Prefeitura de São Luís.

De acordo com a plataforma Decolar.com, a cidade desponta no 10º lugar entre os destinos mais procurados do Brasil para o mês de janeiro de 2025, refletindo as ações de divulgação e a estrutura preparada para receber turistas. Uma análise do desempenho global de 2024 mostra crescimento em diversos indicadores, reforçando a vocação turística da capital.

“Estamos confiantes em um 2025 de resultados ainda melhores, com a consolidação de São Luís no topo da lista de destinos turísticos brasileiros, graças ao nosso patrimônio histórico, cultural e gastronômico, além dos investimentos contínuos da gestão do prefeito Eduardo Braide em infraestrutura”, destaca o Secretário Municipal de Turismo, Saulo Santos.

Ocupação

A taxa de ocupação média do ano de 2024 foi de 69,06%, superando os números de 2023 com aumento de 1,27%. Em 2024, a maior taxa média registrada foi de 82,21% no mês de julho. Em paralelo, houve aumento de fluxo nos principais portões de entrada: em dezembro o aeroporto registrou um crescimento de 7,31% (até o fechamento da matéria a Setur São Luís, não obteve dados da Sinart) e fechou o ano de 2024 com um fluxo de mais de 1,6 milhões de passageiros, superando o ano de 2023, conforme dados da CCR Aeroportos (dados da CCR Aeroportos que podem sofrer alterações até 25 de janeiro).

Já no ferroviário o crescimento foi de (6,56%) ano, e marítimo (12,96%). Outro destaque foi o incremento no ISS do turismo, que fechou o ano em R$ 20,831,880.50, um aumento de quase 6%, conforme dados da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz). Esse desempenho positivo reflete o fortalecimento de setores como hotelaria, alimentação, eventos e serviços.

Museu

O Museu da Gastronomia, por sua vez, recebeu 38.631 visitantes em 2024, movimentando R$ 103.384,00 em receitas até dezembro, por meio das exposições temporárias que buscam a valorização da culinária típica e oportuniza o crescimento de pequenos negócios, genuinamente maranhense.

A pesquisa de demanda turística revela que os visitantes vêm, principalmente, do Maranhão, seguido por São Paulo e Pará, e demonstram alto grau de satisfação com o destino: 82,45% avaliaram a experiência como “muito satisfatória” ou “satisfatória”. A média de permanência na cidade é de um a cinco dias.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x