Sebrae encerra participação na Expo Indústria fortalecendo pequenos negócios do Maranhão

Sebrae encerra participação na Expo Indústria fortalecendo pequenos negócios do Maranhão

Com um espaço chamado de Agência Viva de Inovação, o Sebrae encerrou sua participação na Expo Indústria 2025 com saldo bastante expressivo quanto ao compromisso de apoio aos pequenos negócios da indústria, que somam quase 8% das empresas do setor no estado.

Correalizador do evento, o Sebrae contabilizou um total de 20 ações organizadas por suas equipes técnicas e a participação em eventos paralelos realizados com parceiros. As ações estiveram alinhadas com pilares da COP-30 e da própria feira, onde inovação e inteligência artificial ganharam destaque.

“O nosso estande foi muito bem visitado, com presença do empreendedor em busca de orientações, de informações, de conhecimento e oportunidades. Mostramos soluções de inteligência artificial, tivemos interações de educação empreendedora e uma imersão que permitiu ao nosso cliente entender como o Sebrae funciona na perspectiva da inovação e do acesso à tecnologia. Também estreitamos relacionamento com clientes e parceiros, demos visibilidade a empreendedores assistidos pelo Sebrae e asseguramos trocas de experiências e o fortalecimento de redes de relacionamento”, avaliou José Noleto, gerente de Competitividade do Sebrae e coordenador do Espaço Sebrae.

“Avalio de forma bastante positiva a sexta edição da Expo Indústria, um marco nesses 10 anos de realização do evento. O Sebrae esteve presente em todas as edições e nesta como correalizador, reforçando o nosso compromisso de apoiar, com soluções efetivas, o crescimento dos pequenos negócios do estado”, reiterou o presidente do Conselho Deliberativo, Celso Gonçalo.

Ações de crédito ganham destaque na Expo Indústria

Reforçando seu compromisso com o fortalecimento do empreendedorismo feminino, o Sebrae Maranhão, em parceria com o Banco do Nordeste, viabilizou a captação de crédito para o negócio da empreendedora Izabelle Castro, com garantia integral do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE Mulher). Lançado no estado durante a Caravana Delas, o mecanismo do Sebrae facilita o acesso ao crédito por mulheres empreendedoras.

Izabelle é proprietária da Grão Vegetal, primeira empresa de proteínas vegetais do Maranhão. Segundo a empreendedora, o crédito irá facilitar a modernização do sistema de produção da empresa, principalmente com a obtenção de novos maquinários. “Essa parceria com o Banco do Nordeste e o Sebrae tem sido um verdadeiro divisor de águas, porque agora teremos acesso a novas máquinas, poderemos ampliar e melhorar nossa produção. Tenho certeza de que isso vai impulsionar muito o crescimento da empresa”, evidenciou Izabelle.

A assinatura do contrato de financiamento foi realizada no stand da Grão Vegetal na Expo Indústria 2025, e contou com a presença do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo; do diretor técnico, Mauro Borralho; da gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em São Luís, Paula Waldira; do gerente da unidade de Serviços Financeiros, Jaime Coelho; e da gerente de agência do Banco do Nordeste na unidade de Paço do Lumiar, Jessielda Guerra.

A gerente de agência do Banco do Nordeste na unidade de Paço do Lumiar, Jessielda Guerra, detalhou a finalidade do contrato assinado por Izabelle. “Trata-se de um contrato de financiamento voltado à ampliação da capacidade produtiva da cozinha industrial da empreendedora, que também inclui recursos para capital de giro. Essa conquista só foi possível graças à parceria entre o Banco do Nordeste e o Sebrae, com o apoio do FAMPE Mulher”, disse Guerra.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo, a parceria com o Banco do Nordeste possibilita que negócios liderados por mulheres cresçam com segurança e sustentabilidade. “Para nós, do Sebrae, é motivo de grande satisfação ver empreendedoras como a Izabelle ampliando seus negócios com o apoio do FAMPE Mulher. Essa parceria com o Banco do Nordeste representa mais do que acesso ao crédito, é uma forma de fortalecer o protagonismo feminino nos pequenos negócios e impulsionar o desenvolvimento econômico do Maranhão”, enfatizou Gonçalo.

Orientações para o crédito – Durante os quatro dias da feira, o Sebrae também esteve presente na Arena do Crédito, em parceria entre o Núcleo de Acesso ao Crédito da Fiema e a Unidade de Serviços Financeiros do Sebrae. A arena funcionou como um espaço voltado para o crédito, reunindo as instituições financeiras com alternativas de crédito, programação de conhecimento, com palestras sobre gestão financeira, planejadora financeira, e o fundo de aval – FAMPE. Além de consultorias sobre necessidades de recursos e crédito responsável e quiz sobre o Fampe. Nos quatro dias se revezaram no local BNB, Sicoob, Ceape e BASA. Estima-se que mais de 200 empreendedores.

“No CEAPE, oferecemos crédito ao empreendedor com a oportunidade de crescimento. Trabalhamos com o microcrédito produtivo e orientado, dando oportunidade para o empreendedor de ter a linha de crédito com a dose certa para o negócio dele.Temos assessores que são responsáveis por fazer a visita, presenciar a atividade do cliente. E dessa forma dar toda a assessoria e orientação de como aplicar os recursos. Essa filosofia trouxemos para a Expo Indústria, explicou o Eduardo Cutrim, gerente comercial do CEAPE.

Destaques do Espaço Sebrae: ações de mercado e inovação e soluções de tecnologia, IA e crédito

José Noleto também destacou as duas rodadas de negócios, uma organizada pelo Programa de Desenvolvimento de Fornecedores PDF-Fiema e outra com o setor de alimentos e bebidas, muito forte no Maranhão, liderada pelo Sebrae. A rodada reuniu 30 ofertantes e 20 compradores, sendo uma estratégia resultante de um trabalho de preparação que vem sendo feito pelos Agentes de Mercado, que vem gerando resultados, ao preparar as empresas para o mercado, fortalecendo empresas e produtos maranhenses.

Outro ponto alto foi o Road Show Brasil Mais Produtivo, programa estratégico executado no estado pelo Sebrae e Senai, para fortalecer a gestão e a produtividade das empresas, trabalhando-se o ‘chão de fábrica’, eficiência energética e transformação digital, com soluções do Sebraetec. José Noleto também mencionou também talks que mostraram a atuação dos ecossistemas locais de Inovação, que enfatizaram a bioeconomia, as energias renováveis, sustentabilidade e a visibilidade para startups atendidas pelo Inova Cerrado, que estiveram presentes no estande apresentando suas soluções e seus produtos.

Outro destaque foi o Seminário Maranhão Solar, em que foram apresentadas oportunidades e perspectivas desse setor, que avança de modo crescente. “Esse setor abriga oportunidades para o empreendedor e permite que as soluções beneficiem cadeias produtivas importantes, onde o Sebrae atua, como panificação e o agronegócios”. Além disso, ele destacou o coletivo de artesãs maranhenses, presente no espaço do Maranhão Fashion Week, como geradores de oportunidades adicionais.

Sobre a Expo Indústria – A feira conta com patrocinadores que acreditam no desenvolvimento do Maranhão, tendo como patrocínio Diamante: Grupo Equatorial via Lei Estadual de Incentivo à Cultura por meio da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Maranhão; patrocínio Ouro: Alumar, Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF Maranhão), Prefeitura de São Luís e Vale; e como patrocínio Prata: Aço Verde do Brasil (AVB), Cimento Bravo, Eneva, Suzano, Inpasa, VLI, Banco da Amazônia, Banco do Nordeste, Caixa e Apex Brasil, via Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Governo Federal.

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x