Secretaria de Segurança lança projeto para reforçar busca por pessoas desaparecidas no Maranhão

Secretaria de Segurança lança  projeto para reforçar busca por pessoas desaparecidas no Maranhão

A Secretaria da Segurança Pública do Maranhão lançou, nesta terça-feira (5), no auditório da sede do órgão, na Vila Palmeira, em São Luís, um projeto coordenado pela Perícia Oficial do Estado que tem como objetivo a coleta de DNA de familiares de pessoas desaparecidas.

A iniciativa busca ampliar o banco de perfis genéticos e, com isso, facilitar a identificação de vítimas em todo o território maranhense. A coleta do material será realizada até a próxima sexta-feira (8), em pontos de atendimento nas cidades de São Luís, Imperatriz, Timon, Caxias, Balsas e Santa Inês.

O projeto Esperança conta com a atuação de diversos órgãos da secretaria da Segurança, como Central de Custódia de Vestígios Criminais (Cecrim), o Instituto de Genética Forense (IGF), o Instituto Médico Legal (IML), a Polícia Civil, por meio do Departamento de Proteção à Pessoa da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPP/SHPP), além do Centro de Inteligência da Secretaria da Segurança, responsável pela coordenação do Disque-Denúncia Maranhão – com múltiplos canais que também recebem informações sobre pessoas desaparecidas.

Nessa terça-feira (5) também foi anunciada a implantação do Amber Alert, coordenado pela Polícia Civil, por meio do Departamento de Proteção à Pessoa da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPP/SHPP). Trata-se de um protocolo de alertas urgentes, ativado nas plataformas da empresa Meta (Facebook e Instagram), em casos de sequestro ou desaparecimento de crianças, com a divulgação de informações relevantes, como características da vítima e, quando disponíveis, de suspeitos envolvidos. O sistema foi adotado no Brasil por meio de uma parceria entre a Meta e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

As duas medidas integram uma mobilização nacional promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o objetivo de localizar vítimas desaparecidas em todo o país.

Leia Também:  Acusado de tentar matar ex-companheira e provocar aborto é condenado por júri popular

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x