Vendas para o dia das crianças deve movimentar mais de R$ 127 milhões em São Luís

Vendas para o dia das crianças deve movimentar mais de R$ 127 milhões em São Luís
A Pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia das Crianças 2025, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), revela que 54,9% dos consumidores da capital pretendem ir às compras na data, percentual 2,2% superior ao de 2024. Em números absolutos, isso representa cerca de 434,8 mil consumidores, aproximadamente 9 mil a mais do que no ano passado.
Com um gasto médio estimado em R$ 210 por consumidor, a movimentação financeira deve alcançar R$ 127,2 milhões, representando um crescimento de 8% em relação a 2024. Quando ajustado pela inflação acumulada de 5,13% no período, o resultado aponta um avanço real de 3%.
Dessa forma, o Dia das Crianças se consolida como a terceira data mais importante para o varejo de São Luís, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. “A pesquisa mostra um cenário positivo para o comércio da capital, com mais consumidores dispostos a comprar, aumento no valor destinado às compras e a melhora gradual da renda e do emprego fortalecendo a capacidade de consumo das famílias”, destaca o presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó.
Fatores econômicos
De acordo com a Fecomércio-MA, esse cenário reflete fatores como a melhora no mercado de trabalho e o aumento da renda média das famílias. Entre janeiro e julho de 2025, a Grande Ilha de São Luís registrou um saldo positivo de 10.416 postos formais de trabalho, contra 3.225 no mesmo período de 2024, segundo o Caged. Já o rendimento médio habitual chegou a R$ 3.484 em julho, alta de 3,8% em 12 meses.
Além disso, a queda na inadimplência reforça a retomada da confiança dos consumidores. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada pela Fecomércio-MA em parceria com a CNC, aponta que o percentual de contas em atraso caiu para 25,7% em agosto de 2025, o menor índice desde 2019.
O estudo mostra ainda que 25,6% dos consumidores não devem ir às compras, especialmente famílias de menor renda (até R$ 3 mil) e escolaridade (até o Ensino Fundamental). O orçamento desse grupo continua pressionado pela alta nos preços de itens essenciais, como alimentos, gás e transporte, o que limita a participação no mercado de consumo.
O levantamento identifica também um potencial adicional entre os consumidores indecisos, que somam 19,5%. Caso esse público seja convertido em compradores, o comércio pode ganhar um reforço de até R$ 5,9 milhões, elevando o potencial de movimentação para R$ 133,1 milhões. O dado reforça a importância de ações promocionais e estratégias de marketing direcionadas para estimular esse segmento.
Principais produtos
 O estudo mostra que a maioria dos consumidores com intenção de compra deve optar por apenas um presente (55%), com destaque para brinquedos (61,2%), vestuário (19,7%) e sapato (10,4%). Itens de tecnologia, como celulares, smartphones ou tablets (6,5%) e aparelhos/jogos eletrônicos (5,6%), jogos de tabuleiro e educativos (5,5%) aparecem em menor proporção.
A Fecomércio-MA divulgará, nos próximos dias, novos recortes da pesquisa com mais detalhes sobre os perfis de consumo, canais de compra e comportamento dos consumidores.
Metodologia
A Pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia das Crianças 2025 foi realizada entre os dias 10 e 13 de setembro, em São Luís, com 700 questionários aplicados em pontos de fluxo comercial. O levantamento tem intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 3,2 pontos percentuais.
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Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
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