Vereador Astro de Ogum pede que MPE apure denúncia sobre propaganda antecipada com dinheiro público em São Luís
O vereador Astro de Ogum (PCdoB) usou a tribuna da Câmara Municipal de São Luís nesta segunda-feira (11) para pedir que o Ministério Público Eleitoral apure denúncias sobre atos indevidos supostamente praticados por um um homem que auto-intitula subprefeito da capital maranhense e é pré-candidato ao cargo de vereador de São Luís.
“Indevidamente tem sendo usados os recursos públicos, as obras da prefeitura, sendo anunciada por candidato a vereador desta Casa. Nada contra a candidatura dele, mas eu acho que o Ministério Público tem que agir agora”, disse o decano do Parlamento Ludovicense.
Segundo Astro de Ogum, isso tem acontecido principalmente na zona rural da cidade e em bairros localizados na região da Cidade Olímpica e Cidade Operária.
“Os subprefeitos estão usando as obras e o dinheiro público para se promover e fazer campanha eleitoral. Isso é crime eleitoral. É propaganda eleitoral antecipada. É dinheiro do povo que está patrocinando essas campanhas”, acrescentou.
Em aparte, o vereador Chico Carvalho denunciou que requerimentos apresentados por parlamentares que tem mandato atualmente estão sendo rasgados e jogados no lixo para que pré-candidatos se aproveitem das solicitações .
“Eles vão em determinado bairro e dizem: eu vou asfaltar o bairro tal. Os [nossos] requerimentos estão sendo rasgados e jogados no lixo. Por isso estou propondo uma lei para que os subprefeitos tenham nomes avaliados por vereadores dessa Casa e atendam as reivindicações dos vereadores”, destacou.