Zé Inácio homenageia conselheiros tutelares em Sessão Especial na Assembleia

Zé Inácio homenageia conselheiros tutelares em Sessão Especial na Assembleia

Na última terça-feira (14), por iniciativa do deputado Zé Inácio (PT), foi realizada significativa Sessão Especial na Assembleia Legislativa em celebração ao Dia Nacional do Conselheiro Tutelar (comemorado em 18 de novembro). O evento foi um reconhecimento ao compromisso e à relevância dos conselheiros tutelares no Maranhão e em todo o país.

O deputado destacou a origem da data, remetendo ao I Congresso Nacional de Conselheiros Tutelares, realizado em Luziânia (GO), em 2001. Esse congresso foi crucial para discutir e fortalecer a missão desses conselhos, essenciais para assegurar os direitos das crianças e adolescentes.

“Cada um de vocês é uma luz que ilumina o caminho de nossas crianças e adolescentes. Agradecemos a colaboração de vocês à sociedade brasileira. E viva o nosso Estatuto da Criança e Adolescente!”, afirmou o deputado Zé Inácio, ressaltando o empenho e a dedicação diária desses profissionais na proteção dos direitos infantojuvenis

O Brasil tem um expressivo número de 6.100 Conselhos Tutelares e, aproximadamente, 30 mil conselheiros. Zé Inácio enfatizou a base legal desse trabalho, ancorado na Constituição Federal de 1988 e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), pilares essenciais para a garantia desses direitos fundamentais.

As eleições recentes para os Conselhos Tutelares, com a participação de mais de 60 mil pessoas em São Luís, e de mais de 1,6 milhão em todo o país, foram citadas como um reflexo do crescente reconhecimento e conscientização da sociedade sobre a relevância desses conselhos na proteção dos direitos das crianças e adolescentes.

Durante a Sessão Especial, também estiveram presentes os deputados Carlos Lula (PSB), Ana do Gás (PCdoB) e Mical Damasceno (PSD), o secretário Adjunto de Educação Profissional e Integral, Delmar Matias; a secretária Adjunta de Administração da Seduc, Vete Botelho; superintendente de Gestão, Poliana Cozzi; promotor da Infância e da Juventude, Marcio Tadeu; secretário adjunto dos Direitos da Criança e do Adolescente (Sedihpop), Armando Nobre; membro da Associação dos Conselheiros e Ex. Conselheiros Tutelares do Maranhão, Magnólia dos Milagres; demais autoridades e conselheiros tutelares.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x