ACM convoca empresários do São Francisco para discutir problemas que impactam negócios da região

ACM convoca empresários do São Francisco para discutir problemas que impactam negócios da região

A Associação Comercial do Maranhão (ACM) iniciou o trabalho de convocação de empresários sediados no bairro do São Francisco para uma reunião que acontecerá na próxima sexta-feira, 19 de setembro de 2025, e que tem entre seus objetivos debater sobre os diversos problemas que têm afetado diretamente o comércio da região. O encontro acontecerá a partir das 19h no prédio da loja Foto Sombra e será voltado principalmente para falar sobre os impactos da falta de segurança e de políticas públicas, que vêm contribuindo para o fechamento de diversas lojas no bairro e discutir estratégias que podem ser tomadas em busca de melhorias.

Conforme o presidente da ACM, Antônio Gaspar, em um levantamento feito pela entidade, cerca de 100 estabelecimentos comerciais fecharam as portas nos últimos meses, enfraquecendo a atividade econômica local. “Muitos comerciantes relatam prejuízos e dificuldades para manter seus estabelecimentos abertos, diante do aumento da criminalidade e da ausência de ações mais efetivas por parte do poder público”, observou o presidente.

Segundo o empresário Rafael Sombra, que também é diretor da ACM, e gestor comercial da loja Foto Sombra — instalada no São Francisco desde a década de 1980 —, as constantes mudanças no trânsito, principalmente na Avenida Castelo Branco, têm afastado a clientela, que sente dificuldades, sobretudo, para buscar estacionamento de forma segura. “Além disso, vemos a situação se agravar desde que foram colocadas faixas exclusivas para os ônibus. Muitos negócios ainda resistem por terem uma clientela fiel e atuarem em segmentos mais tradicionais ou até mesmo porque buscaram oferecer estacionamento em terrenos próximos. Mas a situação tem nos gerado muita aflição”, explicou.

Leia Também:  Maranhenses têm a maior renda média mensal desde 2012, aponta IBGE

O empresário, preocupado com os rumos das atividades comerciais no São Francisco está mobilizando os lojistas nos últimos dias para a reunião com a ACM para que, neste primeiro momento, os comerciantes apresentem suas demandas e sugestões e, a partir desse encontro, a entidade empresarial possa traçar estratégias conjuntas para uma espécie de revitalização do bairro. A proposta é reunir forças para cobrar ações concretas das autoridades e elaborar um plano de reavivamento para o São Francisco, que já foi uma das áreas comerciais mais movimentadas da cidade.

“Acreditamos que, por meio da nossa união e da articulação com o poder público, podemos encontrar soluções para recuperar o dinamismo do bairro e garantir mais segurança para todos”, afirmou Rafael Sombra.

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x