Ana Paula Lobato se filia ao PSB e aliados de Carlos Brandão articulam mudança de partido

A Senadora Ana Paula Lobato mudou oficialmente de partido nesta quarta-feira (6), em solenidade de filiação ao PSB, no dia em que a legenda completa 78 anos de fundação. A cerimônia foi comandada pelo presidente João Campos, com presença do vice-presidente, Geraldo Alckmin, em Brasília.
A entrada de Ana Paula Lobato também marca a saída de Carlos Brandão e aliados do governador. A debandada de políticos ligados ao Partido Socialista do Brasil no Maranhão foi escancarada durante presença do presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, em São Luís, em encontro da Federação União Progressista que resultou em convite público para aqueles que queriam deixar o PSB. Na época, Rueda deixou abertas as portas para a presidente da Assembleia Legislativa e outras autoridades.
Nesta quarta-feira (6), Iracema Vale voltou a falar sobre o assunto, ao ser questionada nos bastidores da Assembleia.
“A gente está vendo a coisa caminhar para que o PSB traia todos os deputados daqui do Maranhão. Inclusive o deputado Duarte que ontem me ligou e me falou que gostaria também de sair do partido, porém, assim como os deputados estaduais, vamos ter que esperar a janela para sair porque fica uma situação muito constrangedora para nós, que temos uma linha política, estarmos sendo obrigados a engolir uma direção de quem tem uma linha política diferente da nossa. É uma situação triste, constrangedora e que nenhum de nós gostaria de estar sendo submetido”, afirmou Iracema Vale, pouco tempo antes da condução de Ana Paula Lobato ao PSB.
Em 2024, o PSB comemorou a vitória de candidatos em 19 prefeituras maranhenses. Atrás do PL, MDB, PP e União, a legenda, atualmente, é a quinta com mais força dentro do Poder Executivo no estado e tinha como planos uma tendência de crescimento.