Assembleia realiza audiência para discutir nomeação de aprovados em concurso da Guarda Municipal

Assembleia realiza audiência para discutir nomeação de aprovados em concurso da Guarda Municipal

O deputado Wellington do Curso (PSC) presidiu, na manhã desta sexta-feira (15), audiência pública convocada para discutir a situação dos candidatos aprovados e classificados no último concurso público da Guarda Municipal de São Luís.

Além de um grande número de candidatos aprovados, a audiência, realizada no Auditório Fernando Falcão, contou com a presença dos vereadores Ribeiro Neto (PMN) e Álvaro Pires (PMN) e do secretário municipal de Segurança com Cidadania, delegado Marcos Affonso.

Três representantes da Comissão de Aprovados – Marcel Reis, Igor Mateus e Aline Nogueira – fizeram uma explanação sobre o pedido para que a Prefeitura de São Luís faça, o quanto antes, a convocação de todos os 523 candidatos aprovados no concurso e que permanecem na lista de excedentes.

“Nós somos, ao todo, 523 pessoas que estão aguardando a oportunidade de começar a trabalhar e, dentre nós, há 304 candidatos classificados no Cadastro de Reserva e 219 candidatos classificados na condição de excedentes. Estas pessoas galgaram aprovação em todas as seis etapas do concurso público, mas agora falta apenas a convocação para a realização da última etapa, que é o Curso de Formação”, explicou Marcel Reis.

Durante a audiência pública foi realizado um debate sobre o edital de Convocação 01/2023, que trata da matrícula no Curso de Formação de pessoal para o provimento de cargos da carreira da guarda municipal de São Luís do quadro permanente da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc).

“Esta demanda foi trazida ao nosso gabinete por meio de candidatos que se encontram na condição de excedentes no concurso, visando esclarecer pontos controvertidos nesta convocação, diante da necessidade do quadro de pessoal da Guarda Municipal ser maior do que o número chamado até a presente data. E estes aprovados no concurso tem todo o nosso apoio e solidariedade”, declarou o deputado Wellington do Curso.

Os vereadores Ribeiro Neto e Álvaro Pires também se manifestaram solidários à causa dos candidatos excedentes lembrando que, após 17 anos do último certame, o edital do novo concurso foi lançado em 2022, oferecendo 111 vagas imediatas, no entanto, aprovados e classificados pressionam para a convocação dos excedentes.

Após o relato de diversos candidatos presentes à audiência pública, o secretário municipal de Segurança com Cidadania, delegado Marcos Affonso, fez uso da palavra.

Ele informou que, no dia 4 de setembro passado, o prefeito Eduardo Braide nomeou 140 novos guardas municipais aprovados no último concurso realizado pela Prefeitura de São Luís, no ano passado.

“Com estas nomeações estamos reforçando nossa Guarda Municipal, que desempenha um papel muito importante no dia a dia da nossa cidade, zelando pelo patrimônio público e auxiliando no combate à criminalidade”, frisou Marcos Affonso.

Ele assinalou que a convocação dos 140 novos guardas municipais ocorreu após etapas de capacitação dos aprovados no certame, sendo a última as aulas de formação. Após a conclusão das aulas e a nomeação, os novos servidores serão lotados no Corpo da Guarda, Banda de Música e Corpo Salva-Vidas.

Marcos Affonso lembrou que o concurso público para a Guarda Municipal foi anunciado pelo prefeito Eduardo Braide em janeiro de 2022 com o objetivo de fortalecer ainda mais a segurança municipal, de modo a reforçar os trabalhos na prevenção e repressão de crimes contra seus bens, serviços e instalações, além de resguardar a segurança dos cidadãos em espaços onde o efetivo atua, a exemplo dos terminais de integração de ônibus da capital maranhense.

O secretário municipal de Segurança com Cidadania, delegado Marcos Affonso, explicou que a Prefeitura de São Luís realiza estudos para viabilizar a convocação de uma nova turma de aprovados ainda no último trimestre de 2023.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x