Crimes Violentos Letais seguem em queda na Grande São Luís

Crimes Violentos Letais seguem em queda na Grande São Luís

Os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que englobam homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, seguem em queda na Grande São Luís. Em setembro, houve redução aproximada de 34,5% desse tipo crime em comparação com o mesmo mês de 2022. No acumulado de 2023, a redução de CVLI na Grande Ilha foi de 29% em relação aos nove primeiros meses do ano passado. Esses números refletem os esforços coordenados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) para promover a segurança da população.

Entre os crimes que apresentaram a maior queda em setembro, destaca-se o de homicídio doloso, que registrou cerca de 29% a menos em comparação com setembro do ano anterior, passando de 28 casos para 20 registros. No mesmo período, os casos de latrocínio reduziram de 3 para 1, e nenhum caso de lesão corporal seguida de morte foi registrado em São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar no mês de setembro.

Considerando os números de janeiro a setembro deste ano em comparação com o mesmo período do ano anterior, a redução dos crimes violentos letais intencionais na Grande São Luís neste nove primeiros meses do ano atinge 29%. Em números absolutos, foram registrados 179 crimes violentos letais intencionais em 2023 em contraste com os 252 registros de 2022.

Ao analisar as tipificações, nota-se uma redução de 60% aproximadamente nos casos de latrocínios, saindo de 24 para 10 ocorrências, e de cerca de 26% no número de homicídios, que saíram de 227 para 169. A Grande São Luís não registrou nenhum caso de lesão corporal seguida de morte neste ano, enquanto 2022 houve uma ocorrência.

“Estamos empenhados em combater a criminalidade em todo o estado do Maranhão, e os resultados positivos que estamos alcançando a cada mês refletem as ações concretas que estamos implementando para garantir um estado mais seguro para todos. O governador segue priorizando investimentos em segurança pública e as nossas forças policiais seguem comprometidas, trabalhando muito, visando a melhoria constante desses números, mas, sobretudo, visando proteger a população e preservar vidas”, destaca o secretário da Segurança Pública do Maranhão, Maurício Martins.

 

Queda expressiva em São Luís

Na capital maranhense, especificamente, os registros de crimes violentos letais intencionais se sobressaem. Em setembro de 2023, a queda foi de 24% aproximadamente quando comparado a setembro de 2022. Em números absolutos, os registros foram de 21 para 16. Considerando as tipificações, houve menos 17% homicídios, passando de 18 para 15 e um caso de latrocínio contra 3 ocorridos em 2022.

No acumulado deste ano, São Luís registrou uma redução também de aproximadamente 24% nos crimes violentos letais intencionais, com 140 casos, em comparação aos 184 registrados nos primeiros nove meses do ano anterior. Considerando as tipificações, os crimes de latrocínios registram redução de 65%, com 7 casos neste ano contra os 20 ocorridos em 2022. Os registros de homicídios dolosos diminuíram cerca de 19%, com 133 casos nos nove meses deste ano contra 163 no mesmo período do ano anterior.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x