Declaração de Kassab sobre eleições no MA aumenta expectativa para entrada de Eduardo Braide em disputa para o Governo

Ainda repercute no Maranhão a possível entrada de Eduardo Braide na disputa para o cargo de governador nas eleições de 2026. O nome de Braide que já vinha sendo destacado por aliados de primeira linha do atual prefeito de São Luís ganhou mais força ainda com declaração feita pelo presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, em entrevista ao programa Canal Livre, da TV BAND.
Kassab foi convidado para debater a crescente tensão política no Brasil após a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, a ocupação da Câmara e do Senado e os impactos na corrida eleitoral de 2026, mas destacou também a posição de Eduardo Braide que conquistou cerca de 70% dos votos, em São Luís, e pode repetir o feito da vitória com uma missão ainda maior que é comandar o Governo do Estado.
Braide ainda não se manifestou sobre o assunto, mas é o nome mais forte do PSD até agora, no Maranhão, e pode gerar uma reviravolta nos planos dos pré-candidatos caso o partido dele feche acordo com o Partido dos Trabalhadores e faça um encaminhamento para que essa possível aliança nacional seja repetida nas disputas nos Estados.
Enquanto isso, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), lidera a disputa pelo governo do Maranhão com 33,7% das intenções de voto, segundo pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas divulgada na última sexta-feira (8).
Orleans Brandão (MDB) aparece em segundo lugar, com 20,9%, seguido de perto pelo ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo), que tem 20,4%. O vice-governador Felipe Camarão (PT) ocupa a última posição entre os principais nomes testados, com 12,3%.