DETRAN oferece desconto de até 40% em multas para condutores no Maranhão

DETRAN oferece desconto de até 40% em multas para condutores no Maranhão

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) aderiu ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) na segunda-feira (8). Agora, os condutores maranhenses têm a possibilidade de pagar multas aplicadas pelo órgão com até 40% de desconto através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). A iniciativa segue diretriz do Governo do Maranhão de atender com mais agilidade às demandas da população maranhense.

O SNE é uma tecnologia desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) que proporciona vantagem tanto para os condutores, ao reduzir o preço das infrações, quanto para o órgão autuador, pois reduz custos ao notificar as infrações, agiliza a entrega das mesmas e aumenta a efetividade no pagamento das multas.

Para o diretor-geral do Detran-MA, Hewerton Pereira, é de extrema importância essa nova adesão, pois mostra que o órgão está acompanhando as tendências tecnológicas e se adequando às necessidades dos cidadãos. “Essa iniciativa incentiva a regularização dos débitos e contribui para a conscientização dos condutores sobre a importância de respeitar as normas de trânsito. Além disso, a utilização da CDT facilita o acesso às informações do veículo e do condutor, reunindo documentos como a CNH e o CRLV-e, além de promover mais comodidade aos condutores e agilizar processos”, frisou.

Como obter o desconto

A fim de obter o desconto de 40%, é necessário que o proprietário ou condutor do veículo realize o cadastro no Gov.br para adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica, por meio do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. Além disso, é preciso habilitar o veículo no aplicativo da CDT, que está disponível na App Store e Google Play ou por meio do Portal de Serviços Senatran. Também é obrigatório que o condutor reconheça a infração de trânsito e não apresente defesa ou recurso à notificação.

Pessoas jurídicas também podem utilizar o sistema, mas apenas no ambiente web. Após habilitação no sistema, o proprietário e/ou condutor passarão a receber eletronicamente todas as notificações de infrações dos órgãos autuadores que tenham aderido ao sistema. Além disso, será possível obter detalhes sobre cada multa, reconhecer a infração cometida, copiar o código de pagamento e, também, indicar o condutor responsável pela infração.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x