Dia D de conscientização sobre câncer do colo do útero acontece neste sábado em São Luís

Dia D de conscientização sobre câncer do colo do útero acontece neste sábado em São Luís

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher e Março Lilás, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), vai realizar, no próximo sábado (9), o Dia D, uma ação voltada para o público feminino. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão funcionar das 8h às 17h, para realizar a coleta de citopatológico de colo uterino e vacinar contra o HPV.

Março Lilás é o mês de conscientização para a prevenção do câncer do colo do útero, a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, por isso, a rede municipal de saúde se mobiliza para orientar sobre a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e a importância de realizar periodicamente o Papanicolau, exame que ajuda a detectar a infecção causada pelo vírus HPV e possíveis alterações.

O exame citopatológico de colo uterino será para mulheres de 25 a 64 anos, sem necessidade de agendamento prévio, e a vacinação contra o HPV estará disponível para meninos e meninas de 9 a 14 anos.

“A prevenção do câncer de colo uterino e de mama é prioridade da gestão municipal porque a detecção precoce permite que a mulher seja encaminhada imediatamente para tratamento, aumentando as chances de cura”, diz o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes.

Mulheres em idade reprodutiva podem contar com diversos serviços nas Unidades Básicas de Saúde, que oferecem pré-natal, planejamento familiar, prevenção de câncer ginecológico e exames de imagem como mamografia e ultrassonografia, além de inserção e retirada de DIU (dispositivo intrauterino).

A coordenadora de Atenção à Saúde da Mulher, Susy Rodrigues, diz que não há dificuldade de acesso aos serviços. “A porta de entrada é a Unidade Básica de Saúde, onde se realiza a maioria dos atendimentos, e quando há necessidade de um especialista, a mulher é encaminhada para uma unidade de referência para consulta com ginecologista, obstetra ou mastologista. No caso dos exames, a usuária pode agendar na própria unidade de saúde”, explica.

Desde o início da gestão do Prefeito Eduardo Braide, até fevereiro deste ano, foram realizados 43.090 exames de mamografia, 57.970 exames preventivos de colo uterino e quase 150 mil consultas de pré-natal.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x