Dia do Idoso tem programação especial no Solar do Outono e no Creaispi

Dia do Idoso tem programação especial no Solar do Outono e no Creaispi

O Solar do Outono e o Centro de Referência Especializado de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa do Maranhão (Creaispi) são dois grandes equipamentos do Governo do Maranhão, coordenados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), que garantem assistência e direitos às pessoas idosas e que têm realizado programações especiais em comemoração ao Dia do Idoso, celebrado em 1º de outubro.

Inaugurado em 2022, o Centro de Referência Especializado de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa do Maranhão (Creaispi) oferece acolhimento e atendimento gratuito em diversas especialidades nas áreas da assistência social, saúde e direitos humanos, promovendo bem-estar e qualidade de vida na terceira idade.

As programações em alusão ao Dia do Idoso, realizadas pelo Creaispi, iniciaram no dia 14 de setembro com rodas de conversas, palestras e seminários, abordando temas sobre violência na terceira idade, prevenção ao suicídio, conscientização da doença de Alzheimer e o Estatuto da Pessoa Idosa, que em 2023 completa 20 anos.

“O Maranhão é um estado que está em constante avanço na garantia dos direitos das pessoas idosas, e o Creaispi é prova dessa luta. Nesse momento, a discussão e a reflexão é para que o Estatuto do Idoso seja, de fato, reconhecido e efetivado”, disse Arlete Abreu, diretora do Creaispi.

 

Solar do Outono

Equipamento importante do Governo do Maranhão, o Solar do Outono é uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) destinado à moradia coletiva de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, que não possuem condições de cuidarem de si mesmas ou serem cuidadas pela família, e em situação de vulnerabilidade social, física e financeira.

Também em comemoração à data, o Solar do Outono, que hoje acolhe 40 idosos, tem promovido diversas ações oferecendo momentos de descontração e saídas de rotina com passeios na praia, no circo e almoço especial nas últimas semanas.

“No mês de outubro, nós teremos agendas não só com os idosos acolhidos no Solar do Outono, mas em todo o estado. Acolher, garantir direitos e políticas públicas eficazes é um compromisso não só para esse mês, mas para o ano inteiro”, afirmou Luiz Carlos Borralho, secretário adjunto de Assistência Social do Maranhão.

Avatar photo

Andrezza Cerveira

Editora responsável. Profissional da comunicação com quase 20 anos de atuação no mercado maranhense. Atualmente apresenta o programa Diário Mais, na Rádio Mais FM 99.9, de segunda a sexta-feira, de 06h às 08h. Também possui no currículo experiências na extinta Rádio NOVA FM 93.1, TV Difusora, Portal Difusora On, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, além de campanhas políticas e assessoria de imprensa para organizações privadas. Ao longo da carreira, exerceu praticamente todas as funções do jornalismo: reportagem, produção, produção executiva, chefia de edição, chefia de reportagem, apresentação e coordenação de jornalismo.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x